FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
O Flamengo sagrou-se campeão Carioca pelo terceiro ano consecutivo e ampliou ainda mais a disparidade para os rivais estaduais. No agregado, o Rei do Rio superou o Fluminense por 4 a 2 – com três gols de Gabigol, dois de pênaltis, e um de João Gomes. O aproveitamento do camisa 9 da Gávea em cobranças de penalidades máxima, 22 convertidas de 23, tem impressionado especialistas da área esportiva. Para Eraldo Leite, o atacante é o melhor batedor do mundo na atualidade.
– Gabigol desenvolveu uma técnica impressionante de bater pênaltis. Ele não apenas tem praticamente 100% de aproveitamento pelo Flamengo (uma única exceção – uma cobrança no travessão contra o Botafogo), como os goleiros nem sequer acertam o canto da cobrança. É bola num canto, goleiro no outro. É o melhor batedor de pênaltis do mundo na atualidade -, disse o comentarista da Rádio Globo.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Para Ricardo Gonzalez, dos canais SporTV, é exagero colocá-lo no topo do mundo, mas é impossível não considerá-lo o melhor dentro da América do Sul. O comentarista reforçou sua opinião exaltando a dificuldade na técnica desenvolvida por Gabriel Barbosa.
– Ele é inegavelmente o melhor batedor de pênaltis da América do Sul. Não só pelo aproveitamento, mas pelo estilo. Sem comparação com o tamanho do jogador, o Gabigol cobra melhor que o Messi. Tem uma brincadeira no Barcelona na qual dizem que o Messi deveria bater pênalti com barreira porque aí ele seria imbatível. A técnica do Gabigol é muito difícil, porque exige um fundamento apurado em conclusão e uma capacidade, um reflexo, também muito grande, tudo isso aliado a um senso de improviso que ele tem de sobra na hora exata da finalização. Ele achou uma fórmula perfeita.
Cabe destacar que com os dois gols de pênaltis sobre Marcos Felipe, na decisão do Campeonato Carioca, Gabigol converteu 22 das 23 cobranças desde que chegou ao Flamengo. Além disso, nenhum goleiro foi capaz de defender – visto que quando errou, a bola foi no travessão – e só dois acertaram o canto até o momento.
Quando jovem, nas peladas, aprende-se a maneira mais simples de bater pênalti e marcar o gol.: corre-se para bola, quando estiver próximo, vira o rosto e olha-se para um canto, troce-se o perna e manda no outro canto. É a melhor maneira de induzir o goleiro a mergulhar num canto. A outra maneira é bater num ângulo. Para o goleiro, mergulhar para o lado é fácil, mas mergulhar para o alto é difícil. Fica a dica.
Incrível como esquecemos das coisas. Na realidade o Gabigol está cobrando pênaltis como o Ceifador fez/fazia. Com certeza é a maneira mais eficiente de se bater, esperar a definição do goleiro.