Jornalista analisa rendimento de Ribeiro: “Atribuições diferentes da que o torcedor estava acostumado”

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Uma das peças mais questionadas da era Ceni, Éverton Ribeiro voltou a participar de um gol na vitória por 3 a 2 sobre a LDU. Para alguns, o futebol do camisa 7 passa por um momento ‘conturbado’. Para outros, é apenas uma questão de mudança tática. De acordo com a análise de Cahê Mota, jornalista responsável pela cobertura do time, o meia ”não tem mais tanta obrigação ou liberdade ofensiva”.

Seguindo a análise divulgada no Globo Esporte, o novo papel tático de Ribeiro traz mais desgaste na parte física e o deixa com menos perna e liberdade para desenvolver a questão técnica que estávamos acostumados.

“Foram mudanças de posição que afetaram diretamente o agora ex-volante e ex-meia. Não é bem assim. Discretamente e sem muito alarde Everton Ribeiro se viu obrigado a sacrificar o fôlego para ações ofensivas em prol do equilíbrio defensivo”.

“A equação é simples: por mudança tática, Ribeiro se desgasta mais na parte física e tem menos perna e liberdade para desenvolver a técnica com a bola nos pés. Simples, mas muitas vezes (quase sempre) ignorado. Pois bem, estamos aqui para exemplificar em fatos e fotos. Literalmente.”


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


“Sem a eficiência de Willian Arão na cobertura dos laterais como primeiro volante, Ribeiro e Arrascaeta têm exigências defensivas muito maiores fechando o corredor e auxiliando Diego e Gerson. A réplica de que o uruguaio não teve impacto em seu rendimento é óbvia, mas também é óbvio que Filipe Luís oferece menos espaços a serem cobertos do que Isla do outro lado”.

Nota-se, ainda, que a construção de gols sofridos é maior pelo lado direito dentro da mudança proposta por Rogério Ceni: “Ribeiro na mesma proporção perderá fôlego para chegar na ofensiva e ser efetivo na construção. É fisiológico, e é uma compensação que está no pacote escolhido pelo técnico quando opta por um time com maior qualidade técnica desde os zagueiros”.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Craque…..joga muito, sabemos desde que chegou, não tem substituto no elenco e também no mercado.
    Passou sim, por uma fase ruim com erros que não costuma cometer em vários jogos, mais a confiança está voltando e vai melhorar a cada jogo, o importante é que o Tite não o convoque mais para a seleção aonde ele teve maus exemplos de como um jogador com a qualidade dele não deve fazer em campo.

  • Era só fazer o perde-pressiona de novo, mas o pardal prefere sacrificar o Everton Ribeiro transformando ele em secretária de lateral, um dos jogadores mais habilidosos do elenco… É ou não é um absurdo?

  • Joga muito o E. Ribeiro. Sempre vejo, nos jogos ele atrai marcação de dois adversários, deixando livre o caminho para o Arrascaeta no outro lado. Mas a torcidinha nojenta sente saudades do Geovânio e do Carlos Eduardo.

Comentários não são permitidos.