FOTO: DIVULGAÇÃO/FERJ
Flamengo e Fluminense empataram em 1 a 1, no Maracanã, na noite do último sábado (15), pela primeira partida da final do Campeonato Carioca. Sem presença de público, as arquibancadas foram ocupadas por convidados de ambas as equipes, o que acabou resultando em uma multa aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro na administração do estádio.
Em meio a isso, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, fez duras críticas à Prefeitura. Isso porque, o órgão considerou que o fato de o jogo ter tido torcedores convidados foi uma “infração sanitária classificada como gravíssima”, e apontou uma punição em R$14.060,72 à administração do Maracanã. Para o mandatário da Ferj, falta critério por parte da CBF e Conmebol.
— Quando se trata do interesse da CBF e da Conmebol, nada é obstáculo para se colocar cinco mil pessoas no estádio, de qualquer jeito, sem protocolo e sem qualquer cuidado que não seja a mímica do ilusionismo conveniente. Quando a ciência sucumbe à política ou a outros interesses, pouco se pode fazer. Aguardem o início do Campeonato Brasileiro e poderão ver que tudo passará a valer e ser possível -, disse.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Vale lembrar que alguns jogos do Campeonato Brasileiro e a própria final da Libertadores da América de 2020 também receberam convidados. Na decisão do torneio continental, cerca de cinco mil pessoas estiveram no Maracanã. Com isso, a Conmebol, organizadora da competição, acabou multada pela Vigilância Sanitária em R$ 14.060,74, sob a alegação de não ter cumprido as medidas de segurança contra a Covid-19.
Apesar de todo o imbróglio envolvendo o retorno de público aos estádios, Flamengo e Ferj seguem lutando para que o clássico decisivo contra o Fluminense, no próximo sábado (22), conte com pelo menos 30% de torcedores. Inicialmente, a Prefeitura do Rio de Janeiro vetou a possibilidade, bem como o recente decreto assinado pelo Governador Cláudio Castro, que proibe qualquer evento esportivo com portões abertos até o dia 18 de maio.