Em dia de Flamengo, Maracanã completa 71 anos desde inauguração; veja retrospecto

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO

Inaugurado oficialmente há 71 anos, no dia 16 de junho de 1950, o Maracanã será palco para Flamengo e Coritiba neste dia especial. No período, o Mais Querido disputou 2.130 jogos no estádio, venceu 1.164 vezes, foi derrotado em outras 442 e terminou 524 duelos com igualdades no placar. Além disso, foram celebrados 3.825 gols do Mengo dentro das quatro linhas e arquibancadas do Templo Sagrado – outros 2.139 tentos foram lamentados.

Cabe destacar que no mesmo ano, o Maracanã recebeu alguns jogos da Copa do Mundo. À época, o estádio tinha capacidade oficial de 155 mil lugares – superando o Hampden Park, de Glasglow, maior do mundo naquele período. Foi no Templo Sagrado, inclusive, que ocorreu a abertura do torneio entre Brasil e México. A Seleção Brasileira sagrou-se vice-campeã após ser derrotada por 2 a 1 para o Uruguai dentro do Maraca.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


A primeira partida do Flamengo no Maracanã ocorreu no dia 23 de julho de 1950, em um amistoso nacional contra o Bangu. Na ocasião, o Rubro-Negro superou o adversário por 3 a 1 com gols de Aloísio (2) e Lero. À época, a equipe era comandada por Gentil Cardoso. O Mais Querido só estreou pela Copa do Brasil no estádio em julho de 1989, no triunfo também por 3 a 1 diante do Blumenal. Os tentos da ocasião saíram dos pés de Bujica (2) e Zinho.

O jogo da noite desta quarta-feira (16), contra o Coritiba, pela terceira fase da Copa do Brasil, será o de número 187 do Flamengo na história do torneio e o 2.131 dentro do Maracanã. A bola vai rolar às 21h30 (horário de Brasília) e vale vaga nas oitavas de final da competição nacional – única ainda não conquistada pelo atual plantel rubro-negro.

Compartilhe com os amigos

Veja também