FIFPro vê cenário preocupante para disputa da Copa América no Brasil e apoia jogadores em possíveis desistências

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO/ FIFPRO

Nesta terça-feira (01), a FIFPro, organização que representa os jogadores profissionais de futebol no cenário mundial, emitiu uma nota demonstrando preocupação com a realização da Copa América no Brasil, em meio ao cenário da Covid-19 no país. Além disso, o sindicato manifestou apoio a qualquer jogador que opte por não participar do torneio sul-americano.

O alto número de casos do novo coronavírus no Brasil é um fator que preocupa demais a FIFPro. Segundo a associação, a disputa da Copa América nesse cenário pode trazer muitas complicações, não só aos atletas, mas também a todos os funcionários envolvidos e ao público. Além da questão sanitária, o planejamento às pressas pode ser prejudicial, na visão do sindicato.

Vale destacar que, em meio ao imbróglio para a realização da Copa América, a Seleção Chilena já cogita não participar da competição. Segundo o jornal espanhol EnChanca, os atletas demonstraram apreensão com o cenário da Covid-19 no Brasil e falam em desistência. Caso isso se confirme, Isla não deve desfalcar o Flamengo no próximo mês.

Apesar disso, o Mais Querido deve sofrer com ausências de jogadores fundamentais, como Gabigol, Everton Ribeiro, Pedro, Gerson, Arrascaeta e Rodrigo Caio, que foram convocados para a disputa das Eliminatórias nesta semana e têm muitas chances de serem chamados para a Copa América.

CONFIRA A NOTA DA FIFPRO NA ÍNTEGRA:


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


“A FIFPRO tem sérias preocupações com o processo de realocação da Copa América e com o planejamento tardio que fez com que um novo anfitrião fosse alocado poucos dias antes do início do torneio.

Além de ser curto prazo, o host alternativo está lidando com um número alarmante de casos COVID-19. Realizar um torneio nessas circunstâncias requer uma preparação avançada extremamente boa. Portanto, esta decisão pode ter sérias implicações para a saúde dos jogadores de futebol profissionais, funcionários e público em geral.

Junto com outras partes interessadas do futebol internacional, a FIFPRO deixou claro, desde o início da pandemia COVID-19, que a saúde pública e a segurança devem ser a prioridade absoluta para a indústria do futebol, especialmente durante estes tempos extraordinários.

Como a pandemia continua afetando os serviços de saúde pública em toda a América do Sul, respeitosamente pedimos à CONMEBOL que tome todas as medidas necessárias para garantir que a competição não coloque os jogadores em risco.

O plano mais recente para providenciar – em um prazo extremamente curto – centenas de jogadores de futebol para competir em um torneio de tal complexidade deixa uma incerteza aberta para cada um deles e suas famílias.

Nas atuais circunstâncias, a FIFPRO apoiaria totalmente qualquer jogador que decidir desistir do torneio por razões de saúde e segurança.

Tal como acontece com as competições de seleções nacionais anteriores durante o período de emergência COVID-19, os jogadores devem ser capazes de priorizar a sua própria saúde e a de suas famílias, sem o risco de sanções”.


Compartilhe com os amigos

Veja também