Presidente do STF convoca sessão de emergência para julgar realização da Copa América no Brasil

Compartilhe com os amigos

FOTO: ROSINEI COUTINHO/SCO/STF

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima quinta-feira (10), o julgamento de ações que querem barrar a realização da Copa América no Brasil. Ele atendeu o pedido da relatora, ministra Cármen Lúcia. O julgamento, vale destacar, será em plenário virtual, no qual os ministros depositam o voto em sistema eletrônico.

Por determinação de Fux, o julgamento terá início às 0h00 (horário de Brasília) e acabará às 23h59 de quinta-feira (10). Carmém Lúcia é relatora de ações apresentadas pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

No processo, o PSB alegou que “a intensa circulação de visitantes em território nacional promoverá evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos Estados brasileiros, bem como a potencial entrada de novas variantes virais em território nacional, em momento no qual as autoridades sanitárias já lutam contra a sedimentação da variante indiana”.

A entidade sindical, por sua vez, argumentou que o país não pode ser sede de competições internacionais no esporte “enquanto perdurar a necessidade de isolamento social, o estado de pandemia e de calamidade pública em razão da Covid-19”.

Ao recomendar a realização do plenário virtual, a ministra Carmém Lúcia indicou “a excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão, considerando que se noticia o início da competição desportiva questionada para o próximo dia 13 de junho”.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!



Lembrando que a Copa América inicialmente seria disputada na Colômbia e na Argentina, porém foi cancelada em virtude da onda de protestos (na Colômbia) e do descontrole da pandemia do novo coronavírus (na Argentina). O Brasil, assim, foi escolhido como sede, e a decisão contou com total apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acabou o Presidencialismo no Brasil. Entreguem as chaves de tudo ao STF, pois esses pilantras mandam e desmandam e se metem no que querem. se quiser peidar bolsonaro tem que pedir autorização ao STF . PQP!!!

  • Então tem que parar A PORRA TODA. LIBERTADORES, BRASILEIRO, COPA DO BRASIL e não permitir a participação do Brasil NAS OLIMPIADAS. E O POVO QUE SE FODA. FIQUE EM CASA E FODAM-SE.

Comentários não são permitidos.