Grupo ligado à FIFA propõe alterações no calendário do futebol mundial; veja principais mudanças

Compartilhe com os amigos

Mesmo diante de toda complexidade que envolve o tema, um grupo liderado pelo ex-técnico do Arsenal Arsène Wenger propôs a criação de um novo calendário para o futebol mundial. A ideia é diminuir o período de Eliminatórias e de outras datas envolvendo jogos de seleções, como a Eurocopa por exemplo. A Fifa deve sugerir a mudança já para o qualificatório da Copa do Mundo de 2026.

O esboço apresentado pelo grupo recomenda que as confederações utilizem, no máximo, oito datas para então definir as seleções classificadas para o Mundial 2026. Atualmente, a Conmebol utiliza 18 períodos para realização das Eliminatórias da Copa por pontos corridos.

Além disso, outra prioridade é diminuir os meses em que os atletas desfalcam seus clubes para cruzar o continente – como ocorre, por exemplo, com jogadores da Europa com nacionalidade na América do Sul. O calendário atual prevê cinco meses do ano para realização do período Data- FIFA: março, junho, setembro, outubro e novembro. Nesse período, são realizadas até duas partidas em cada data citada.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


A proposta é concentrar o período de Eliminatórias em um mês só, com todas as oito rodadas sendo realizadas em sequência. Ou, se não for possível neste formato, realizá-las em no máximo dois meses – a sugestão foi fevereiro e outubro. Assim, os clubes só liberariam seus atletas nas datas necessárias. Reduzindo, assim, viagens desgastantes e etapas de baixas nos times.

O tema, porém, ainda é visto com complexidade e necessita de aprovação do Conselho da FIFA junto aos Congresso, que reúne 211 federações filiadas anualmente. Outra alteração prevista é na pausa do período Copa do Mundo – a ideia é que o torneio seja realizado de dois em dois anos. A informação inicial foi divulgada pela UOL Esporte.

Compartilhe com os amigos

Veja também