FOTO: DIVULGAÇÃO/LYON
Por: Higor Neves
Após a saída de Gerson para o Olympique de Marselha, o Flamengo intensificou as buscas por um atleta para o setor de meio-campo. Dentre as opções, uma que teve avanços significativos e parece próxima de se concretizar é Thiago Mendes, do Lyon. A equipe francesa concordou em liberar o jogador por empréstimo ao Mais Querido, em transação que deve seguir moldes semelhantes à de Thiago Maia junto ao Lille.
Aos 29 anos, o volante atua no futebol francês desde 2017, quando se transferiu para o Lille. Com o bom rendimento, ele despertou o interesse do Lyon, sendo contratado por cerca de 22 milhões de euros, em julho de 2019.
No Brasil, o último clube de Thiago Mendes foi o São Paulo, na temporada de 2016. Antes disso, ele também teve bom rendimento vestindo a camisa do Goiás. Dentre as principais características do jogador, está a versatilidade, visto que ele pode atuar como primeiro e segundo volante, além de já ter desempenhado funções pelo lado direito do campo.
A TEMPORADA DE THIAGO MENDES
Desde que chegou à França, Thiago tem uma média alta de partidas na temporada europeia: 36 jogos. Na última, ele participou de 35, entre 42 que o time fez no total, somando a Ligue 1 e a Copa da França. Apesar da utilização em 83,3% dos compromissos, Thiago acabou perdendo espaço justamente após a chegada de Lucas Paquetá, cria da base do Flamengo, que se tornou destaque absoluto no setor. Vale destacar ainda a boa campanha da equipe na liga, ficando na quarta posição, com 76 pontos – a classificação para a Uefa Champions League acabou escapando por apenas dois pontos.
NÚMEROS DE THIAGO MENDES EM 2020/21
Jogos: 35 (25 como titular)
Gols: 0
Assistências: 2
Passes decisivos: 28
Desarmes: 41
Interceptações: 44
Bolas recuperadas: 221
Faltas: 27
Cartões amarelos: 6
*Dados disponibilizados pelo portal Sofascore.
Thiago Mendes será o SÉTIMO VOLANTE, já temos jogando, Arão, Diego, Thiago Maia,
Piris da Mota, João Gomes e Hugo Moura. Enquanto isso assistimos com o coração na
mão os “fantásticos” Leo Pereira e Bruno Viana, já nem reclamo de Gustavo Henrique.
Precisamos de DOIS zagueiros pois não temos nenhum, Rodrigo Caio, praticamente não
entra mais em campo. O flamengo joga com DOIS volantes, já temos SEIS e vamos buscar
o SÉTIMO. Vá entender.