FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER OLIMPIA
Por: Guilherme Xavier
Após triunfar de maneira convincente sobre o Defensa y Justicia, por 5 a 1 no agregado, o Flamengo rapidamente conheceu o adversário nas quartas de final da Libertadores. Quis o destino que o Olimpia Assunción fosse o rival do Rubro-Negro. Assim, chegou a hora de conhecer a fundo os paraguaios e a reportagem do Coluna do Fla trouxe uma análise tática especial.
Vale destacar que, antes de analisar o cenário atual da equipe paraguaia, é importante frisar sua tradição na Copa Libertadores. Campeão em três oportunidades (1978,1990 e 2002), o Olimpia é o único time do Paraguai que já venceu o mata-mata continental. Além disso, chegou em sete finais do torneio e é considerado um dos maiores clubes da América. Na camisa, será uma parada dura para o Flamengo.
Momento da equipe e campanha na Copa Libertadores:
Apesar disso, o futebol não é formado apenas pela tradição e a camisa nem sempre ‘joga sozinha’. Isso porque, no momento, o Olimpia não vem de boa sequência no Campeonato Paraguaio. Em campanha de quatro jogos, o ‘Decano’ venceu apenas uma partida e perdeu as outras três. Com isso, os comandados de Sergio Órteman ocupam a nona posição. O líder é o Guaraní, com dez pontos ganhos.
Para quem analisa friamente os números, o Flamengo tem tudo para ‘passar por cima’ dos paraguaios. Mas é aí que mora o perigo. O Olimpia é uma equipe de grande consistência defensiva e quase nunca pratica o chamado ‘pressão por perda’ no campo do adversário. Ao invés disso, espera com duas linhas de quatro jogadores e tenta garantir o resultado no erro do adversário.
Foi assim na fase de grupos, quando garantiu classificação dramática no último lance da rodada final. O sorteio colocou o Internacional frente a frente com o ‘Decano’. As equipes já haviam se enfrentado pelo Grupo B e ambos jogos terminaram com vitória do Colorado. No entanto, o Olimpia praticou um futebol burocrático nas oitavas de final e, com dois empates em 0 a 0, carimbou a vaga nos pênaltis.
CONFIRA A CAMPANHA DO OLIMPIA NA LIBERTADORES 2021:
8 jogos
3 vitórias
2 empates
3 derrotas
-1 de saldo (13 marcados e 14 sofridos)
Artilheiro: Richard Ortiz (3 gols)
Características táticas do Olimpia:
Assim, a especialidade da equipe paraguaia é o contra-ataque rápido, com peças com Derlis González e Braian Ojeda. O segundo pisa ainda mais na área, a fim de obter uma finalização rápida de frente para a meta adversária. No entanto, o destaque do time vem de uma posição um tanto inusitada. Isso porque, no momento, Richard Ortiz vem dominando o meio-campo do Decano, com grandes atuações defensivas e transição veloz ao ataque.
Além disso, os laterais ganham enorme força, tanto no âmbito ofensivo quanto no defensivo. Quando ataca, o Olimpia busca apoio nos centroavantes para realizar a transição e vencer o jogo pelas beiradas. Já na defesa, como mencionado, o Decano monta a ‘muralha’ com praticamente todos os atletas disponíveis, incluindo os meias-atacantes, que ajudam na contenção dos laterais adversários.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Dessa forma, o Olimpia pode dar bastante trabalho ao Flamengo, mesmo com o Rubro-Negro como favorito à classificação. O embate entre brasileiros e paraguaios será nesta quarta-feira (11), às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio Manuel Ferreira. O segundo e decisivo confronto acontecerá uma semana depois, no mesmo horário, em Brasília. Ambas contarão com transmissão do Coluna do Fla, no YouTube.