Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Bruno Viana contrata consultoria e faz aulas táticas para evoluir no Flamengo

- Coluna do Fla -
- Coluna do Fla -
Publicação: 28/08/2021
4 Comentários
Atualização: 28/08/2021
Compartilhar
FOTO: REPRODUÇÃO

FOTO: REPRODUÇÃO

Por: Patrick Alves

O Flamengo bateu o Grêmio por 4 a 0 na última quarta-feira (25), em confronto que encaminhou a classificação rubro-negra para a semifinal da Copa do Brasil. Um dos destaques da partida foi o zagueiro Bruno Viana. Além de garantir uma defesa intacta, o camisa 30 marcou o gol que abriu o placar. A boa atuação durante os 90 minutos, aliás, foi fruto não somente dos treinos diários no Ninho do Urubu, mas também de um trabalho específico que o jogador tem realizado em conjunto com a “Outlier FC“, empresa que presta consultoria tática individual. O Coluna do Fla dissecou todos os processos, para explicar ao torcedor parte do projeto que tem sido feito com o jogador.

Contestado em certas ocasiões, o atleta mantém a busca por evolução. Nesta semana, a empresa Outlier divulgou um vídeo em rede social, no qual exibe conversa do zagueiro com um analista responsável. Na imagem, é possível verificar o diálogo entre os dois, onde são abordados alguns aspectos táticos durante a partida contra o ABC pela Copa do Brasil.

ASSISTA AO VÍDEO:

https://colunadofla.com/wp-content/uploads/2021/08/Outlier-FC-Consultoria-Bruno-Viana.mp4

Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


ENTENDA CADA UM DOS PROCESSOS E CONCEITOS APLICADOS COM O ZAGUEIRO NO VÍDEO:

Arrastar, saltar, criar vantagem… esses foram alguns conceitos utilizados durante a consultoria. Por isso, a reportagem do Coluna do Fla foi ouvir Higor Santos, Analista de Desempenho Profissional – e que também faz parte da Outlier – para esclarecer essas nomenclaturas e como elas se aplicam no campo de jogo.

  • Arrastar

Este é um conceito ligado diretamente à condução da bola, o ato de “levar a bola, que é o instrumento de maior atração no futebol, vai dividir a atenção do oponente e deixar alguém livre, o que chamamos de fixação pela bola”, explicou Higor.

Entre as quatro linhas, Bruno Viana aplica esses ensinamentos em uma característica fundamental ao jogo do Fla: a saída de bola, garantindo mais segurança e agilidade.

  • Saltar e atrair

Saltar diz respeito às zonas do campo. Segundo o analista, essa ação ocorre quando o jogador “se desloca em função do outro para pressioná-lo”, assim aumentando a chance de erro do adversário. Ainda com a ideia de explorar as zonas, atrair seria “a forma como você manipula o adversário a partir da bola”, ou seja, levar o adversário para um espaço do campo e ter possibilidades mais claras de jogadas ou simplesmente liberar outra zona de interesse.

  • Vantagens

Sobre vantagens, o analista de desempenho destacou que “existem quatro tipos de vantagens, segundo Paco Seirul-lo: Espacial, que é dominar um espaço do campo em relação ao adversário; posicional, basicamente ter uma melhor colocação que o oponente… eu de frente e ele correndo para trás, por exemplo; dinâmica, de movimento em relação ao adversário; e sócio-afetiva, sobre o entendimento e a maneira como os indivíduos interagem entre si, basicamente)”, completou.

Neste último jogo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, além de marcar um gol, Bruno Viana venceu 83% dos duelos (5/6), não sofreu dribles, acertou 85% dos passes (39/46) e somou 7 ações defensivas (3 cortes, 2 desarmes e 2 interceptações). Ainda teve a segunda maior nota da partida (8,0) de acordo com dados do portal especializado em estatísticas SofaScore. Higor Santos também destacou a atuação do zagueiro na última quarta (25), que melhorou, após algumas oscilações em jogos anteriores.

– Esteve muito bem nos duelos aéreos defendendo as tentativas de jogo direto do Grêmio, na proteção de área após a expulsão de Isla e sobretudo controlando a profundidade contra Miguel Borja. (A oscilação é) natural considerando a instabilidade do contexto, mas os aspectos negativos estão sendo corrigidos e melhorados pelo próprio gradativamente. Não é simples a mudança de perfil do treinador em relação aos comportamentos da última linha defensiva também –, afirmou Higor.

#CopaDoBrasil 🇧🇷

Bruno Viana vs Grêmio:

• Marcou 1 gol.

• Venceu 83% dos duelos (5/6).

• Não sofreu dribles.

• Acertou 85% dos passes (39/46).

• Somou 7 ações defensivas (3 cortes, 2 desarmes e 2 interceptações).

• Teve a 2ª maior Nota SofaScore do jogo (8.0). pic.twitter.com/ytjQILH354

— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) August 26, 2021

O analista também apontou aspectos positivos que Bruno Viana carrega consigo, por ter trabalhado na Europa, apesar de que o atleta está tentando se adaptar ao contexto brasileiro e a troca no comando técnico da equipe, já que Rogério Ceni e Renato Gaúcho tem ideias diferentes na montagem do setor defensivo.

– Bruno Viana tem sido muito exigido defensivamente e controla muito bem a profundidade em termos de postura do corpo e timing da corrida no fundo por ter muitos conceitos europeus enquanto esteve em Portugal. Construindo, tem evoluído bastante também e sendo estimulado a conduzir -, disse ele.

– Com Ceni a linha defensiva adotava abordagens em zona para controlar a profundidade com a equipe pressionando alto na estrutura 4-1-3-2. Os zagueiros tinham que manter o corpo orientado em diagonal caso viesse um passe profundo e percorriam mais metros para trás. Com Renato a pressão é individualizada. Cada um no seu e saltos no indivíduo como padrão. Os zagueiros são mais expostos ao embate físico e individual –, finalizou.

Assuntos:bruno vianaColunacoluna do flaColuna do FlamengoflaFlamengoflanoticiasgrêmioMais queridoMengãomengonoticias do flamengonotícias Flanoticias mengãonovidades flanovidades mengãoRUBRO-NEGROúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
4 Comentários
  • akex b disse:
    28/08/2021 às 09:10

    Preguiça não precisa tudo isto não….

    Responder
  • Sergio SG disse:
    28/08/2021 às 10:21

    Indiquem essa assessoria para o garoto Michael. Junto com um tratamento psiquiátrico esse garoto vai arrebentar, ninguém vai segurar ele.

    Responder
  • Reinaldo de Souza Roma disse:
    28/08/2021 às 11:11

    A boa atuação do Bruno Viana diante do Grêmio foi uma grata surpresa. O Michael já está sendo chamado de Micharrincha por ter levado a defesa do gremista ao desespero. Mas, lamentavelmente ainda torcedor pouco inteligente criticando o garoto. O Vitinho corrobora a tese de ser jogador de segundo tempo, contra os gaúchos ele fez lembrar grandes craques do futebol mundial. Tudo isso evidencia o bom trabalho do Renato, que só está cometendo um erro que poderá lhe custar caro lá na frente que a bajulação em cima desse Gabriel Barbosa., isto porque esse rapaz foi preparado comk atleta, mas não como homem. Ele não é confiável, seus chiliques quando é substituído ratifica este fato.

    Responder
  • John Smith disse:
    28/08/2021 às 14:57

    Reinaldo, a “bajulação” com Gabigol acontece justamente porque o treinador não tem respaldo da diretoria. Se tivesse, seria bem diferente…

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo encaminha venda de Lorran

3

Flamengo líder isolado e Palmeiras em 4º: como ficaria a tabela do Brasileirão sem erros de arbitragem?

3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Viña reclama de demora entre Flamengo e River Plate para acerto com o Cruzeiro

9 23

A declaração de Danilo sobre o acordo de renovação com o Flamengo

18 1
Brasileirão

Flamengo “10 a 1”, crítica à Data FIFA e retorno de Alex Sandro: as falas de Jardim após vitória sobre o Corinthians

12

Lesão de Evertton Araújo: veja quando volante do Flamengo deve voltar a jogar

4 3
Libertadores

Ingressos, hospedagem e viagem: saiba como ir para jogo do Flamengo x Del Valle

1

Flamengo defende vantagem de 18 anos na Libertadores em jogo contra o Independiente del Valle

1
Comentários Recentes
  1. MARCUS ANDRADE em Lesão de Evertton Araújo: veja quando volante do Flamengo deve voltar a jogar

    Que permaneça bem longe dos gramados enquanto for do Flamengo! Jogador que não marca, não rouba bola, se esconde na…

  2. Eduardo em Alex Sandro x Ayrton Lucas: Jardim dá detalhes sobre a disputa pela titularidade na lateral do Flamengo

    É incontestável a comparação entre Alex Sandro e Ayrton Lucas na atual condição física e psicológica. Ayrton Lucas, além de…

  3. Carlos em Jardim admite momento ruim de Arrascaeta no Flamengo e brinca: “Contra mim fazia gols sempre”

    Gosto muito do Arrasca, mas em alguns jogos ele e o Pedro tem atrapalhado o time.

  4. Jorge Lobo em Jogo ao vivo, escalações e desfalques: saiba tudo sobre Flamengo x Corinthians, pelo Brasileirão

    Arascadta e Pedro não estão em boa fase. Mais atencao da Comissão Técnica e o que precisam para jogar melhor…

  5. Fabio R C Santos em Leonardo Jardim mostra que está ‘apaixonado’ por Bruno Henrique: “Está sempre defendendo o Flamengo”

    Falhou na quantidade de jogos de BH pelo Mengão meus amigos. São mais de 360. Hj completou 200 jogos no…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo