Bruno Viana contrata consultoria tática individual para evoluir no Fla; entenda conceitos trabalhados com o atleta

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Por: Patrick Alves

O Flamengo bateu o Grêmio por 4 a 0 na última quarta-feira (25), em confronto que encaminhou a classificação rubro-negra para a semifinal da Copa do Brasil. Um dos destaques da partida foi o zagueiro Bruno Viana. Além de garantir uma defesa intacta, o camisa 30 marcou o gol que abriu o placar. A boa atuação durante os 90 minutos, aliás, foi fruto não somente dos treinos diários no Ninho do Urubu, mas também de um trabalho específico que o jogador tem realizado em conjunto com a “Outlier FC“, empresa que presta consultoria tática individual. O Coluna do Fla dissecou todos os processos, para explicar ao torcedor parte do projeto que tem sido feito com o jogador.

Contestado em certas ocasiões, o atleta mantém a busca por evolução. Nesta semana, a empresa Outlier divulgou um vídeo em rede social, no qual exibe conversa do zagueiro com um analista responsável. Na imagem, é possível verificar o diálogo entre os dois, onde são abordados alguns aspectos táticos durante a partida contra o ABC pela Copa do Brasil.

ASSISTA AO VÍDEO:


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


ENTENDA CADA UM DOS PROCESSOS E CONCEITOS APLICADOS COM O ZAGUEIRO NO VÍDEO:

Arrastar, saltar, criar vantagem… esses foram alguns conceitos utilizados durante a consultoria. Por isso, a reportagem do Coluna do Fla foi ouvir Higor Santos, Analista de Desempenho Profissional – e que também faz parte da Outlier – para esclarecer essas nomenclaturas e como elas se aplicam no campo de jogo.

  • Arrastar

Este é um conceito ligado diretamente à condução da bola, o ato de “levar a bola, que é o instrumento de maior atração no futebol, vai dividir a atenção do oponente e deixar alguém livre, o que chamamos de fixação pela bola”, explicou Higor.

Entre as quatro linhas, Bruno Viana aplica esses ensinamentos em uma característica fundamental ao jogo do Fla: a saída de bola, garantindo mais segurança e agilidade.

  • Saltar e atrair

Saltar diz respeito às zonas do campo. Segundo o analista, essa ação ocorre quando o jogador “se desloca em função do outro para pressioná-lo”, assim aumentando a chance de erro do adversário. Ainda com a ideia de explorar as zonas, atrair seria “a forma como você manipula o adversário a partir da bola”, ou seja, levar o adversário para um espaço do campo e ter possibilidades mais claras de jogadas ou simplesmente liberar outra zona de interesse.

  • Vantagens

Sobre vantagens, o analista de desempenho destacou que “existem quatro tipos de vantagens, segundo Paco Seirul-lo: Espacial, que é dominar um espaço do campo em relação ao adversário; posicional, basicamente ter uma melhor colocação que o oponente… eu de frente e ele correndo para trás, por exemplo; dinâmica, de movimento em relação ao adversário; e sócio-afetiva, sobre o entendimento e a maneira como os indivíduos interagem entre si, basicamente)”, completou.

Neste último jogo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, além de marcar um gol, Bruno Viana venceu 83% dos duelos (5/6), não sofreu dribles, acertou 85% dos passes (39/46) e somou 7 ações defensivas (3 cortes, 2 desarmes e 2 interceptações). Ainda teve a segunda maior nota da partida (8,0) de acordo com dados do portal especializado em estatísticas SofaScore. Higor Santos também destacou a atuação do zagueiro na última quarta (25), que melhorou, após algumas oscilações em jogos anteriores.

– Esteve muito bem nos duelos aéreos defendendo as tentativas de jogo direto do Grêmio, na proteção de área após a expulsão de Isla e sobretudo controlando a profundidade contra Miguel Borja. (A oscilação é) natural considerando a instabilidade do contexto, mas os aspectos negativos estão sendo corrigidos e melhorados pelo próprio gradativamente. Não é simples a mudança de perfil do treinador em relação aos comportamentos da última linha defensiva também –, afirmou Higor.

O analista também apontou aspectos positivos que Bruno Viana carrega consigo, por ter trabalhado na Europa, apesar de que o atleta está tentando se adaptar ao contexto brasileiro e a troca no comando técnico da equipe, já que Rogério Ceni e Renato Gaúcho tem ideias diferentes na montagem do setor defensivo.

– Bruno Viana tem sido muito exigido defensivamente e controla muito bem a profundidade em termos de postura do corpo e timing da corrida no fundo por ter muitos conceitos europeus enquanto esteve em Portugal. Construindo, tem evoluído bastante também e sendo estimulado a conduzir -, disse ele.

– Com Ceni a linha defensiva adotava abordagens em zona para controlar a profundidade com a equipe pressionando alto na estrutura 4-1-3-2. Os zagueiros tinham que manter o corpo orientado em diagonal caso viesse um passe profundo e percorriam mais metros para trás. Com Renato a pressão é individualizada. Cada um no seu e saltos no indivíduo como padrão. Os zagueiros são mais expostos ao embate físico e individual –, finalizou.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Nossa que bom!
    Fico muito feliz pela evolução dele.
    “Bruno Viana contrata consultoria tática individual para evoluir no Fla”.
    Isso mostra que esta se esforçando, e isso merece respeito e confiança.
    O Flamengo estava precisando era de um técnico!
    👏👏👏👏

Comentários não são permitidos.