IMAGENS: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
É fato e muito notório que Renato Gaúcho trouxe com ele novos ares ao Flamengo. Muitos destacam que seu estilo mais ‘boleiro’ é um dos fatores para o sucesso no campo e no relacionamento com os jogadores dentro do vestiário. Rogério Ceni tem o estilo de treinador mais estudioso e era mais fechado com seus atletas. Para o comentarista Léo Burla, o atual comandante melhorou o clima no dia a dia de trabalho no Ninho do Urubu.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
— O Renato transformou o dia a dia no Ninho do Urubu. Ele trouxe uma leveza muito grande para o ambiente. Isso sempre pegou muito para o Rogério e foi uma grande deficiência dele. O Ceni nunca conseguiu construir aquele dia a dia gostoso de trabalho. Isso vale não só para o jogador, mas também para o médico, fisioterapeuta, cozinheiro… é importante conseguir criar essa unidade, e o Renato está conseguindo fazer isso muito bem —, disse ao “podcast UOL Flamengo”.
O comentarista aponta também a melhora defensiva do Flamengo com Renato. Fora isso, a recuperação de atletas da defesa como Léo Pereira, praticamente descartado com Rogério, e Bruno Viana, recém-chegado ao Rubro-Negro. Com Ceni, o Mais Querido tinha uma média de 1,22 gols sofridos por partida, já com o atual treinador, 0,89.
— O Flamengo joga um pouco mais protegido com o Renato, mais compacto, embora ache o trabalho do Rogério bom. Ele devolve o Arão para a posição dele, na cabeça da área, e dá uma proteção maior. Jogadores que vinham sendo contestados pela torcida, como Léo Pereira, Gustavo Henrique e Bruno Viana, jogando de forma mais protegida conseguem dar conta do recado.
— Acho injusto reduzir o Renato a esse cara boleiro, que sabe ganhar o grupo. É óbvio que ele tem méritos na montagem do time. Bruno Henrique e Everton Riberio cresceram. O Arrascaeta centralizado é um escândalo jogando bola. O Bruno Henrique está voando de novo. O Flamengo está em um momento muito positivo —, finalizou.
Com Renato Gaúcho no comando, o Flamengo volta a campo nesta quarta (18), às 19h15m (horário de Brasília), no Mané Garrincha, para enfrentar o Olimpia, na segunda partida das oitavas de final da Libertadores. Você pode acompanhar ao duelo continental na transmissão mais Rubro-Negra da internet, no Coluna do Fla, via Youtube.