FOTO: REPRODUÇÃO/ CONMEBOL
Ao contrário do que geralmente ocorre no calendário nacional, as finais da Libertadores e Sul-Americana 2022 serão realizadas em outubro na próxima temporada. A mudança ocorre após a também alteração nas datas da Copa do Mundo – que passaram tradicionalmente de junho/julho para novembro/dezembro.
A mudança nas datas da Copa do Mundo 2022 se deu principalmente pelo calor extremo no Qatar no período entre junho e julho – visto que as temperaturas ficam facilmente acima dos 40º, podendo chegar aos 50º, até mesmo no período noturno. Com isso, a maior competição do futebol será realizada entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro da próxima temporada.
A Conmebol, por sua vez, não teve escolha além de alterar datas decisivas dos torneios continentais. A final única da Libertadores está marcada para o dia 29 de outubro de 2022, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Já a Sul-Americana, ocorre no primeiro dia do mesmo mês, no Mané Garrincha, em Brasília. Ambas finais serão no sábado.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
A Libertadores, que deverá contar com o Flamengo na próxima edição, terá seu início na semana de 07 de fevereiro – ainda sem os brasileiros classificados de forma direta. A fase de grupos acontecerá entre os dias 6 de abril a 25 de maio, com a Sul-Americana ocorrendo no mesmo período.
Já a fase mata-mata, que começa nas oitavas de final, terá início no dia 29 de junho, com jogo da volta marcado para 6 de julho. As quartas ocorrerão entre nos dias 3 e 10 de agosto. Já as semifinais, ficam agendadas para 31 de agosto e 7 de setembro. Todos confrontos serão definidos em 180 minutos, exceto pela grande final.
Focando nesta temporada, o Flamengo se prepara para reencontrar o Olimpia, no último compromisso antes da semifinal da Libertadores 2021. Para avançar, será necessário triunfar ou manter-se dentro da vantagem construída na ida, por 4 a 1. É válido ressaltar que o critério para gol fora de casa ainda é adotado no torneio continental.