FOTO: FLAMENGO/DIVULGAÇÃO
No ano 2000, o Flamengo fechou uma parceria que deu o que falar e prometia levar o clube de volta aos tempo áureos dos anos 80. A gestão, então presidida por Edmundo Santos Silva, firmou contrato com a ISL, empresa suíça de marketing esportivo, que tinha forte influência no futebol mundial. Muito dinheiro foi injetado e foram contratados jogadores como Gamarra, Denilson e o meia Alex. Em entrevista ao “Charla Podcast“, o atacante Reinaldo, cria da base e promessa na época, explicou os motivos que levaram aquele supertime não ter dado certo.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
— Isso foi em 2000, no segundo semestre. Já tinha Edilson e Pet, chegou Gamarra, Alex e Denilson. Eu falei, “chegou a nossa hora, agora vamos ganhar tudo”. E já tínhamos Juan, Júlio César, Imperador (Adriano) já estava crescendo. Eu sempre falo até hoje: Por que a gente não deu certo? Faltou aquele planejamento que tem hoje. Naquela época não tinham paciência nenhuma. Se aquele time tivesse uma sequência, podia dar resultados. A diretoria naquela época, se você não jogasse bem, já queria te mandar embora, emprestar…
— Eu acho que foi uma decepção pelo time que foi montado, mas se desse uma sequência No outro ano com Alex, Denilson, poderia ter entregado mais. O Alex nos últimos três jogos do campeonato, jogou muito. Meteu dois gols, era brincadeira ver esse cara jogar. Eu pensei: “esse cara ano que vem vai arrebentar”. Chegou o ano e mandaram embora. O grupo era tranquilo, fechado, o problema foi bola mesmo (risos). Dentro de campo não estava acontecendo. Se o Alex tivesse ficado mais tempo, três anos depois, pelo Cruzeiro, ele foi considerado o melhor jogador do Brasil —, finalizou.
VEJA O VÍDEO COMPLETO:
A empresa suíça começou a ter dificuldades de dar andamento a parceria por conta de seu envolvimento em pagamentos de propinas a membros da FIFA para ser beneficiada com contratos junto da entidade. A falência da empresa se deu no meio da CPI do futebol e das polêmicas que envolveram o presidente do Flamengo na ocasião, Edmundo Santos Silva, que depois sofreu impeachment. A ISL também tinha parceria com o Grêmio.
Realmente foi uma pena que o clube não tivesse nem a metade da estrutura que tem atualmente.
Já tínhamos Iranildo, Athirson, Juan, Júlio César (goleiraço), Leandro Machado, Luís Alberto (zagueiro campeão pelo Flu), Adriano (iniciando), Reinaldo (centro-avante), Beto, Rocha e o grande Leandro Ávila. Chegaram: Petkovic, Tuta, Mozart, Rodrigo Graal, Edílson (capetinha), Gamarra, Denílson, Vampeta e Alex.
Foi um dos melhores elencos em todos os tempos, do clube, mas só no papel.
Talvez o maior problema estivesse ligado à ISL e ao presidente Edmundo Santos Silva, o pior presidente da história do clube, ao lado de Gilberto Cardoso Filho, que “deu” Bebeto ao Vasco.
Trepidação, você tem razão, Edmundo Santos Silva sofreu impeachment e foi expulso do
clube. Na época recebeu dinheiro da isl para 1-quitar a dívida do clube, 2- modernizar o
centro de treinamento, hoje ninho do urubu e 3- contratar atletas. Gastou toda a grana
contratando jogadores, depois com a falência da isl, não pagou salário, foram saindo um a
um, e por fim fez a maior de todas as cagadas, acreditem, trocou Juan e Adriano Imperador
por Vampeta, recebendo uma merreca em troca, e também, não pagou o salário de Vampeta
ai o volante quando saiu do flamengo, disse a famosa frase. O flamengo finje que me paga e
eu finjo que jogo.