O início de tudo: há sete anos, Bandeira se recusava a contratar jogadores mesmo com Fla na ‘lanterna’: “Não vamos gastar”

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO/FLAMENGO

Consolidado como uma grande potência do futebol sul-americano, o Flamengo passou por processo árduo de recuperação financeira para chegar ao patamar que se encontra atualmente. A reestruturação do Clube da Gávea, certamente, começou no ano de 2013, no primeiro mandato do ex-presidente, Eduardo Bandeira de Mello.

Desde que assumiu o comando do Flamengo, Bandeira pregou a responsabilidade financeira em primeiro lugar, vislumbrando o clube mais organizado e potencializado no futuro. Uma fala do ex-presidente, em 2014, quando o Flamengo fazia seu pior início de Brasileirão na história, ilustra bem tal projeto:

A situação nos impõe esta medida de austeridade… Não vamos gastar. Estamos pagando o preço por anos de irresponsabilidade financeira no Flamengo”, declarou Bandeira de Mello ao jornal O Globo, em 2014.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Naquele momento, o Flamengo ocupava a última colocação do Campeonato Brasileiro após 13 rodadas, com apenas dez pontos. Com um time longe dos padrões atuais, a torcida não enxergava perspectiva de avanço e clamava por medidas da diretoria, principalmente contratações. No entanto, Bandeira não se afetava pela pressão e mantinha o discurso conservador, o qual pode ser visto, hoje, como o início da ascensão do Mais Querido.

Sucessor de Bandeira, Rodolfo Landim encontrou a casa em ordem e, assim, colocou em prática seu modo de comandar o clube, principalmente, na administração do departamento de futebol, fator em que o ex-presidente era duramente criticado. E como pregou Bandeira de Mello, os tempos de ‘vacas gordas’ chegaram e, hoje, o Flamengo carrega status de ‘bicho papão’ e coleciona títulos importantes, como a da libertadores, que não era conquistado pelo clube desde 1981.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Deixe-me ver se entendi, Alencar:

    1) Você diz que ele não tinha mais função e no entanto, comandou o clube 4 anos após a saída da chapa azul?

    2) Você diz que ele passou a tormar decisões de forma monocrática e não cumprir acordos e no entanto, manteve o planejamento original e a austeridade financeira?

    3) Você diz que o Bandeira não seria conhecido sem o convite, mas foi reeleito e se consagrou em 2 mandatos?

    4) Você diz que se dependesse dele, nada teria mundado e no entanto, o Flamengo se transformou nos seus 6 anos de mandato?

    5) Você diz que o Bandeira traiu o grupo azul e no entanto, ele foi abandonado pela chapa azul para se reelegerem através de outra chapa?

    6) Você diz que o Bandeira tentou tomar para si os louros da revolução e no entanto, se esqueceu de comentar que todas as críticas eram direcionadas exclusivamente para “a gestão do Bandeira”?

    Vou parar por aqui. Como diz na gíria popular “parei contigo”!

  • Bandeira de Melo deu a maior alegria de todos os tempos aos torcedores rubro negros quando organizou as finanças do Flamengo e estruturou o time para ser o grande campeão que é hoje!!!! Temos que sempre dizer um OBRIGADO com letras maiusculas para o senhor Bandeira de Melo!!!! Merece uma estátua na Gavea!!!

  • Antes dele o Flamengo não pagava nem conta de água e Luz salve bandeira de Melo aos ingratos

  • Uma coisa ninguém pode negar, A VERDADE. Por mais que se tente, a história e a própria
    vida escancara a VERDADE, Tivemos duas, e somente DUAS épocas de ouro, a era do Zico
    e a era do Landim. Lembro bem das últimas épocas antes do Bandeira, o flamengo atolado
    em dívida e brigando com o risco do rebaixamento. O projeto realmente foi feito por todos
    os integrantes do grupo chapa AZUL, mas o Bandeira pegou o projeto e levou até o fim, esse
    mérito é DELE, e para aqueles que não sabem, o Bandeira foi um dos mais importantes
    diretores do BNDES, ou seja, capacidade pra desenvolver o projeto ele tinha, e conseguiu
    com sucesso, uns xingam ele, outros depreciam, outros aplaudem, eu aplaudo e agradeço.

  • Uma coisa ninguém pode negar, A VERDADE. Por mais que se tente, a história e a própria
    vida escancara a VERDADE, Tivemos duas, e somente DUAS épocas de ouro, a era do Zico
    e a era do Landim. Lembro bem das últimas épocas antes do Bandeira, o flamengo atolado
    em dívida e brigando com o risco do rebaixamento. O projeto realmente foi feito por todos
    os integrantes do grupo chapa AZUL, mas o Bandeira pegou o projeto e levou até o fim, esse
    mérito é DELE, e para aqueles que não sabem, o Bandeira foi um dos mais importantes
    diretores do BNDES, ou seja, capacidade pra desenvolver o projeto ele tinha, e conseguiu
    com sucesso, uns xingam ele, outros depreciam, outros aplaudem, eu aplaudo e agradeço.

  • Os verdadeiro responsável pela revolução no clube de regatas do Flamengo foi o grupo azul original.

    Todos capitaneados por Luiz Eduardo Baptista.

    Se não fosse o Bap e o grupo azul original ninguém nunca teria ouvido falar em bandeira de melo.

  • É fato que bandeira de melo fez uma excelente gestão, com seus erros, mas com acertos TB.

    A questão que a maioria desconhece é como ele chegou lá.

    A época um grupo integrado por nomes como BAP, Landim, Wallin Vasconcelos, Ronny Arruda, Carlos Langoni, Rodrigo Tostes entre outros cansados dos desmandos no clube rubro-negro resolveram formar um grupo pra concorrer as eleições do clube. Estava formado o grupo azul.

    Esse grupo fez um grande projeto, arregimentou pessoas dentro e fora do clube (falaram inclusive com Zico) e conseguiu viabilizar a candidatura.

    Pouco antes das eleições antigos malfeitores no clube (pessoas infames que sempre fizeram mal ao Flamengo como o infame cap. Léo, o juiz siro darlan e patrícia amorim pra citar alguns) tentaram conseguir uma maneira de impedir o grupo azul de concorrer as eleições.

    Alegando que o então candidato Wallin Vasconcelos não tinha tempo de associação ao clube pra concorrer a presidência conseguiram impugna-lo a concorrer.

    Há duas semanas das eleições sem mais candidatos viáveis no grupo, ficaram sem saber o que fazer. Foi quando alguém sugeriu o nome de bandeira de melo. Considerado um nome viável e estando apto a concorrer a presidência, por ter tempo de associação ao clube necessário a condição de candidato, foi definido que bandeira de melo seria então o escolhido a concorrer a presidência pelo grupo.

    Convidado, o mesmo aceitou o desafio. Porém lhe fora combinado que as decisões da presidência seriam tomadas pela cúpula do grupo e não somente pelo presidente eleito. Várias cabeças pensando são melhores do que uma, fora que discutidas antes as decisões seriam melhores tomadas.

    Tendo êxito em seu propósito, todos comemoraram a eleição do novo presidente e mais importante, do novo grupo. Iniciar-se-ia uma nova era no clube de regatas do Flamengo. De respeito pela instituição, honestidade e responsabilidade com as coisas do Flamengo.

    Estava tudo correndo bem, com as decisões sendo tomadas pelo grupo como um todo e sendo implantada as necessárias mudanças na administração do clube.

    Passado um tempo, ocorreu um problema. O grupo começou a perceber que bandeira de melo começara a tomar as decisões de forma monocrática.

    O grupo tentou conversar com o presidente e aparas as arestas, tentando convence-lo a cumprir com o combinado. Que era que as decisões seriam tomadas pelo grupo e não só por uma pessoa.

    Passado mais um tempo, vendo que as tentativas de apaziguamento não estavam dando certo e vendo, por várias vezes bandeira de melo descumprindo com o combinado, a cúpula do grupo azul decidiu se afastar da presidência do clube. O grupo azul original estava fora do Flamengo.

    Isso passados dois anos de muito trabalho de todos. Bandeira de melo não tinha muita função, pois era mais o nome a frente da presidência.

    Em 2015 o grupo azul original tentou vencer as eleições do clube como grupo verde, tendo inclusive o apoio de Zico, que os conhecia desde o começo, lá em 2012.

    O fato é que bandeira de melo não seria conhecido se não fosse convidado a integrar o grupo a duas semanas da eleição do fim de 2012.

    Bandeira de melo em nada contribuiu pra formação do grupo e para a elaboração do novo projeto de administração do clube.

    O que de fato aconteceu é que ele continuou com o projeto e manteve a austeridade financeira no clube, atuando com responsabilidade. Os méritos dele são estes, ter continuado com um projeto pronto e estabelecido.

    Fato é que se dependesse desse senhor nada no Flamengo teria mudado, simplicidade pq ele nunca teve iniciativa de começar projeto de melhora do clube nenhum, pelo contrário. Estava curtindo sua aposentadoria tranquilamente quando caiu de paraquedas no grupo azul original.

    Outro fato é que bandeira de melo traiu o grupo azul original e com uma desfaçatez inacreditável tentou tomar para si os louros da revolução no clube, que repito, em nada contribuiu antes de ser convidado a duas semanas da eleição.

  • O MAIOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS!!!

  • Bandeira de Mello foi o dirigente mais importante do Flamengo, enxugou as finanças do Flamengo, como se dizia antigamente: roeu o osso, e deixou a carne para o dirigentes atuais se refastelarem. Se não fosse a coragem de Bandeira de Mello, o Flamengo não seria o que é hoje

  • O grande homem por trás da ascensão do Flamengo. Todos os antigos presidentes até então sonhavam com vôos de galinha, faziam dívidas impagáveis para trazer ídolos temporários a qualquer preço. Bandeira sonhava com um Flamengo grande a longo prazo, mesmo que a sua gestão fosse sacrificada em termos de títulos. Enfim, um grande homem, da grandeza do Flamengo, que nos deixou um grande legado de responsabilidade fiscal, que inevitavelmente dá resultados no futuro.

  • Obrigado bandeira vc e o cara , sou muito grato a vc , vc mudou os rumos do flamengo , eternamente grato a vc .

  • Grande gestor , bandeira de melo muito orgulho pelo que ele fez , Tem gente que não enxerga nem um palmo a frente , esse flamengo de hj e o Flamengo de Eduardo bandeira de melo sou muito grato a vc bandeira

  • O Flamengo não foi “lanterna”
    com o projeto do grupo
    comandado por Bandeira de
    Melo. Pelo contrário,
    apesar do elenco
    muito mais limitado, ficou
    entre os primeiros no
    brasileirão. Bandeira não
    fez somente economizar,
    adotando uma política de
    austeridade de inspiração
    semelhante ao neoliberalismo,
    que se adota em termos
    macroeconômicos,
    mas considerou a importância
    dos investistimentos na
    infra-estrutura do futebol,
    com o empreendimento do
    “Ninho do Urubu” e na captação
    de talentos em todo Brasil
    para as categorias de base, de
    onde saíram Vinícius Júnior,
    Paquetá e Renier, entre outros,
    cujas vendas por valores, até
    então, incomuns para os
    padrões do mercado brasileiro,
    capitalizaram os cofres do
    clube, contribuindo para a
    a superação dos problemas
    financeiros, ao lado de políticas
    inteligentes de exploração da
    marca Flamengo e do
    potencial mercado vinculado
    à afetividade de mais de 40
    milhões de seus torcedores.
    Para terminar, Bandeira de
    Melo, o que é mais importante
    de tudo, revelou-se um homem
    íntegro, que não tentou
    desviar para sua conta pessoal
    nem mesmo uma parte
    ínfima das somas vultosas
    envolvidas na venda de
    jogadores, como fazem
    muitos dirigentes, que
    não saberiam explicar a
    evolução que seus
    patrimônios pessoais
    conheceram enquanto
    estiveram no comando
    das finanças de seus clubes.

  • Bandeira surfou na onda do grupo. A chapa azul tinha um projeto e ele sentou na cadeira de presidente. Os méritos que ele tem são de ter feito oq o grupo determinou antes mesmo dele sonhar em fazer parte.

  • Concordo com o Patrick, muitos torcedores dançam conforme as danças da mídia, comprada?… A maioria repetem como papagaios porque têm preguiça de pensar. O Bandeira não foi santo, mas vendeu muito melhor do que esse trio “maluco”… Vendeu vininpor 45 mi de eutos, o Paquetá por 35… O Léo duarte também saiu bem… Por mim os 2 últimos poderiam sair até por mais, mas comparando com o landim… De qq forma toda ideia ou opinião aqui dada, sendo daqueles que amam de fato o Flamengo e não se vendem por interesse nenhum, mesmo sendo equivocada ou distante sempre valerá a pena, pois aqui todos são irmãos pelo clube. Gosto de ver pessoas sinceras se doando pelo Flamengo. Qto as emes, isso depende (dos olhos) de cada um; pra mim ate agora só vi bons comentários. Ninguém veio fazer tipo p na vde desejar o mal do Flamengo. Qto so tamanho dos textos isso mostra que não são de pessoas vazias. Eu procuro respeitar a todos.

  • Bandeira merece mas a estatat ua do ke o Zico ele salvou o clube de ser um cruzeiro hj e o Zico o k fez

  • Tem uns caras que fazem um textão pra escrever m****. Isso se não for um anti recalcado que vive de Flamengo.
    Gostaria que essa matéria levasse alguns torcedores a refletirem sobre seu costumeiro imediatismo, tão presente em nossa torcida. Muitos que hoje debocham dos adversários e tem orgulho de sair com a camisa do mengo nas ruas devido os resultados dos últimos anos, são em grande parte os caras que criticavam a administração do Eduardo Bandeira de Mello. Repensem na sua forma de torcer.

  • Bandeira deveria estar preso. Landin também. Ô povo sem memória…Beira o desrespeito e irresponsabilidade…
    Seria cômico se não fosse trágico!

  • Democracia, liberdade de expressão e de idéias. Melhorou muito, parabéns Coluna!

  • Já o LANDIM junto com Marcos Braz e Bruno SPINDEL parecem até o Kléber LEITE que em pouco tempo de mandato bateu todos os recordes de vendas e compras; no final deixou o clube super endividado. Como pode em plena pandemia essa diretoria manter uma folha de pagamento mensal de mais de 20 milhões de reais?! Preferem manter Rodinei, Léo Pereira, PIRIS da Mota, Thiago Maia, entre outros que não deram certo, e negociar nossas jóias, que na época do Bandeira encheram os cofres do clube, o permitiu o JJ conquistar tudo em tão pouco tempo, A PREÇOS DE LIQUIDAÇÃO… Se E A VENDA DO GERSON, HEIN?! Até agora ninguém sabepor quanto foi vendido – 15, 20, 25… mi de euros? Só se sabe o jogador junto com seus pares embolsaram “apenas” 25 mi de euros. NÃO É VERDADE, M. BRAZ?… Detalhe: e a turma que cobre o clube e ficam ricos com seus canais nunca discordam da diretoria qdo todos vêem que fizeram mais negócios? Dizem as más línguas que ficam quietinhos ou passivos por quererem dar os furos… Será mesmo? Pelo jeito o melhor presidente na históriaserá o Bandeira, mesmo tendo vacilado naquela tragédia. Mesmo assim, parece, q a torcida está preferindo os que roubam (liquidam nossas jóias), mas fazem (ganham títulos),,, Pessoal, futebol tem q ter acima de tudo, ALEGRIA! Alegria de 1981, qdo conquistamos títulos e vibramos com orgulho do baile que nossas crias deram. Hoje em dia… Cadê nossos craques feitos casa? Vini e Paquetá saíram antes da hora – melhor se tivessem conquistado muito mais coisas… -, mas, mesmo assim saíram por valores muito mais justo, por isso ganhamos muito RESPEITO PERANTE O MUNDO. Mas agora com esse trio LANDIM Marcos BRAZ e SPINDEL no mínimo estamos levando fama de otários, de coco do cavalo do bandido, ou mesmo de lesados… Uma pena que a internet virou braço dos desonestos que enchem os bolsos de alguns; com isso a mentira, os mais hábitos acabam prevalecendo…

  • Parabéns Bandeira de Melo!!!
    👏👏👏👏👏👏👏

  • O grande motor da reestruturação, o Comandante do processo, graças a ele estamos hj em outro patamar. E agora os urubus das sombras que perambulam pelo Flamengo em algumas diretorias, que só sabem dar palpites e fofocar, querem deletá-lo da História do clube. JAMAIS CONSEGUIRÃO! NUNCA SERÃO!

  • Eduardo B de Melo tem que ser Ministro da economia do Brasil Ele e o cara.

  • Melhor presidente da história do clube. Graças a sua coragem de enfrentar às críticas por fazer poucos investimentos no futebol em razão de priorizar o pagamento das dívidas. conseguiu tirar o Flamengo de clube devedor e colocá-lo no patamar respeitado que merece! Pelo trabalho feito por ele, o atual presidente pôde fazer os investimentos nas contratações de peso e hoje colhe os frutos da Era Bandeira de Melo.

  • Bandeira de Melo herói ….salvou o clube dos irresponsáveis

  • Bandeira de Mello eterno.

  • O BANDEIRA DE MELLO MERECE UMA ESTÁTUA.
    O QUE ELE FEZ NO FLAMENGO FOI INCRIVEL.

Comentários não são permitidos.