Torcedores do Flamengo sofreram menos na pandemia da Covid-19 do que rivais, afirma cientista

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

A pandemia do novo coronavírus trouxe um impacto gigante na vida das pessoas e das empresas. Um exemplo prático é como as finanças do Flamengo foram afetadas, pois diversas atividades tiveram que ser interrompidas para conter a Covid-19 e o futebol foi uma delas. Primeiro, com a paralisação dos jogos e depois, com a falta do público.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


A rotina das pessoas também mudou e isso resultou em muitos casos em depressão, ansiedade e estresse, diante do medo e dificuldades financeiras, porém, segundo o PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu, com exceção dos que perderam pessoas próximas, os torcedores do Flamengo sofreram menos que os rivais durante a pandemia. Segundo ele, a fase áurea da equipe que começou em 2019, permitiu que a Nação encarasse com mentalidade diferente os impactos causados pelo vírus.

Em 2019, antes da pandemia, a torcida estava em ecstasy emocional, liberando neurotransmissores, que são mensageiros químicos no cérebro que trazem boas sensações, necessárias para a nossa sobrevivência. Quando o surto deste vírus foi declarado, a esperança derivada daquele momento servia como meta e, metas, são motivos de vida. São necessárias para que a ansiedade não nos traga tantos pensamentos ruins já que, a esperança de recompensa motiva através de boas expectativas —, diz.

Para o estudo, Fabiano escolheu 20 torcedores para uma avaliação mental. Segundo ele, todos depositaram seus sentimentos no Flamengo, o que resultou num impacto menor pelo momento que o mundo vive.

Todos, sem exceção, comentaram que depositam suas alegrias no Flamengo e, este, faz com que não sintam tanto o impacto do momento que estão vivendo. Além disso, sentimentos como esperança, expectativas, e alegria com a vitória, por exemplo, todos eles são mecanismos de liberação de neurotransmissores da recompensa que compensam a ansiedade e colocam o organismo em equilíbrio mediante a uma situação de estresse e ansiedade constante e intensa —, afirmou.

Compartilhe com os amigos

Veja também