Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Fabiano de Abreu: “Efeito neuroplasticidade: se mantiver este ritmo, Flamengo terá duas vezes mais torcedores que o Corinthians”

Fabiano de Abreu
Fabiano de Abreu
Publicação: 21/09/2021
2 Comentários
Atualização: 21/09/2021
Compartilhar
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/ FLAMENGO

Do nascimento até os 24 anos de idade é quando temos totalmente formado o córtex pré-frontal, região na qual temos consciência da escolha que fizemos. Ao nascer, já temos o sistema límbico, região da emoção formada. A emoção é necessária para a memorização, ou seja, quanto mais vitórias o Flamengo tiver, mais inesquecível o time será.

No gol, o sistema límbico aciona o hipotálamo no cérebro, que comanda a produção de neurotransmissores como serotonina, endorfina, dopamina e adrenalina. Estas, por sua vez,  se lançam na corrente sanguínea fornecendo toda aquela emoção da cabeça aos pés.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


A dopamina é o neurotransmissor da recompensa, o mesmo liberado na rede social quando postamos ou ganhamos likes e quando ganhamos um jogo, seja ele jogado por nós ou pelo nosso time.

O que acontece é que ela é viciante e queremos sempre mais, quanto mais vitórias do Flamengo, queremos mais e mais vitórias de forma incessante, por isso somos tão exigentes.

Somos apaixonados pelo nosso time, pois é a mesma região da paixão, o núcleo accumbens, no núcleos da base do cérebro, que libera a dopamina daquilo que vemos e somos apaixonados.

Resumindo: uma criança que tinha 6 anos de idade em 2019, hoje tem 8 anos de idade, e estudos indicam que dos 6 aos 10 é a escolha do time e dois fatores influenciam: família e títulos. Se o Flamengo se mantiver com títulos até 2023, teremos um aumento considerável de torcedores.

A emoção pelo Flamengo já estaria formatando memórias que se definem como engramas, marcas, que consolidam-se e a consciência mantém a escolha do time que melhor fornece a liberação de dopamina. Por mais que no futuro as vitórias não aconteçam, já está formatado, não tem mais volta. Será sempre Flamengo.

O fanatismo da família tem maior influência que os títulos, mas com seus times apagados, o fanatismo adormecido, as crianças tendem a ter a queda pelos títulos, afinal, nosso instinto de sobrevivência busca vitórias, campeões, desenvolvimento e aceitação.

Isto é um neuromarketing com projeção para o futuro, como faço em minha profissão e, já falei lá no Fla… Se continuar assim, estaremos na Premier League, pois Brasil será pequeno, Portugal nem para trampolim e Espanha só para amistoso e treino.

Assuntos:corinthiansflaFlamengoflanoticiasMais queridoMengãomengonotícias Flanoticias flamengonoticias mengãonoticias mengonovidades flanovidades flamengonovidades mengãonovidades mengoRUBRO-NEGROúltimas Flaultimas flamengoultimas mengãoultimas mengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Fabiano de Abreu
Colunista
Seguir
Fabiano de Abreu Rodrigues é PhD, neurocientista, historiador, antropólogo, biólogo, com formações em neuropsicologia, psicanálise, inteligência artificial, programação em Python, apaixonado por futebol e flamenguista doente. Amigo de dirigentes e empresários do futebol, também é neurocientista de marketing e assessor do gringo Dejan Petkovic.
2 Comentários
  • Jota disse:
    21/09/2021 às 19:10

    Com as redes sociais fazendo parte da vida das pessoas cada vez mais cedo, um projeto vencedor do Flamengo como o atual, mantido a longo prazo, fará o Mais Querido expandir sua torcida. Imaginem a força do efeito visual de ver o clube empilhando títulos um atrás do outro na mente dos mais jovens. Meus primeiros contatos com o Mais Querido foram ainda na era do radinho de pilha, quando se tinha de imaginar o que estava acontecendo ao ouvir os saudosos narradores esportivos. A molecada de hoje é privilegiada.

    Responder
  • urubu_rei disse:
    21/09/2021 às 19:59

    Esse texto foi simplista, e acredito que ingênuo. A premissa faz sentido, mas acredito que as coisas não são tão simples. Vou usar de exemplo o São Paulo. Entre 1991 e 2005 o São Paulo ganhou 3 libertadores, 3 mundias, 4 brasileiros, várias Recopas e supercopas, além de alguns títulos paulistas. É inegável que foi uma das grandes épocas de ouro que algum clube brasileiro já teve na história. Dito isso, tem uma matéria do globo esporte que saiu tempos atrás que mostra num gráfico a evolução nas pesquisas de torcidas, e a do São Paulo se manteve praticamente idêntica no período abrangido, que se inicia em 1993 e vai até 2019. Em 1993 a pesquisa indicava o tricolor com 7% de torcedores no país. Se manteve assim até 2005, depois subiu pra 8% com dois picos de 9%, mas estabilizado em 8%. 1 ponto percentual não é praticamente nada na estatística, inclusive está dentro da margem de erro das pesquisas, que é de 2 pontos percentuais. Mas lembro que nos anos 2000 as pessoas falavam que iria acontecer com o São Paulo o mesmo que o autor diz que vai acontecer com o Flamengo. Inclusive lembro de ouvir que seria questão de tempo pro São Paulo ultrapassar o Corinthians em tamanho de torcida. E isso esteve muito longe de acontecer. Resumo da história, essa correlação direta entre conquistar títulos e ter uma guinada no tamanho da torcida provavelmente não é válida.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Estudiantes confirma novo desfalque antes de jogo contra o Flamengo, pela semifinal da Libertadores

3

Time dos Emirados Árabes anuncia contratação de Lorran, do Flamengo

5
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Campeão da Libertadores pelo Flamengo se aproxima do Vila Nova, da Série B

4

Flamengo define lista de prioridades para renovações de contrato

29 2
Brasileirão

Sem folga! Elenco do Flamengo treina com foco no Brasileirão, após classificação suada à semifinal da Libertadores

10

Premiação em dobro! Brasileirão escolhe Samuel Lino como Melhor Jogador do Mês

23
Libertadores

Sornoza conta bastidores da reação de goleiro do Del Valle após falha em gol de Arrascaeta

2

Jardim elogia Del Valle e destaca força do Estudiantes antes de semifinal da Libertadores

Comentários Recentes
  1. Eduardo em Arrascaeta é eleito ‘Craque da Torcida’ após classificação do Flamengo na Libertadores

    Por mais que a CONMEBOL tenha dado como o melhor jogador da partida, Pulgar, a entrada do Arrascaeta modificou o…

  2. Agnaldo em Fim do futebol: Flamengo e outros clubes publicam manifesto contra projeto do Governo Federal

    Nessa eu não estou com o Flamengo, sou favorável a proibição das Bets. É a minha opinião.

  3. Eduardo em Jogador do Del Valle planeja hostilidade e decisão nos pênaltis contra o Flamengo

    Terão que jogar muito, pois não estão enfrentando uma equipe qualquer. Simplesmente, é o atual Campeão da Libertadores da América.

  4. Eduardo em Renê rebate favoritismo e afirma que Fluminense não deve nada ao Flamengo na Libertadores

    Primeiro o Fluminense precisa passar pelo Palmeiras, o que não será fácil. Por mais que a equipe alviverde não apresente…

  5. Eduardo em Flamengo define lista de prioridades para renovações de contrato

    Um dos que mais merece essa renovação é o centroavante Pedro, que é o vice-artilheiro do Brasileirão. Seu salário está…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo