Marcado na história! Há sete anos, Flamengo se tornava campeão Mundial de Basquete

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Por: Nathalia Coelho

O dia 28 de setembro não foi mais o mesmo desde o ano de 2014, quando o Flamengo se sagrou campeão Mundial de Basquete diante do Maccabi Tel Aviv, de Israel. Completando sete anos nesta terça-feira (28), o título coroou a temporada perfeita da equipe comandada, à época, pelo treinador José Neto. Empurrado pela inflamada torcida na Arena da Barra, no Rio de Janeiro, o Orgulho da Nação contou com grandes atuações de Laprovittola e Meyinsse para superar o time que havia sido campeão europeu. O resultado? 90 a 77.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


RELEMBRE O TÍTULO

Na ocasião, a final foi disputada em dois jogos. Na primeira partida, que aconteceu sexta-feira (26), o Flamengo acabou derrotado pelo Maccabi por 69 a 66. Com isso, o Orgulho da Nação precisava vencer o segundo embate, no domingo (28), com uma diferença de, no mínimo, quatro pontos. Com uma atuação coletiva perfeita e com grandes desempenhos individuais do argentino Nico Laprovittola e do americano Jerome Meyinsse, o time comandado pelo técnico José Neto superou o adversário no confronto decisivo por 90 a 77, ou seja, 13 pontos de ‘frente’.

Assim que o cronômetro zerou, a torcida do Flamengo invadiu a quadra para festejar junto com os atletas, num ambiente de euforia generalizada. Com 24 pontos e seis rebotes, o armador argentino Laprovittola, que terminou a partida eliminado com cinco faltas, foi o grande nome da conquista rubro-negra – e eleito jogador mais valioso do torneio (MVP). Jerome Meyinsse, que anotou 22 pontos e cinco rebotes, e Marquinhos, com nove pontos, quatro rebotes e duas assistências, também se destacaram.

José Neto, inicialmente, escalou o seguinte quinteto: Marquinhos (9), Marcelinho (5), Meyinsse (22), Herrmann (8) e Laprovittola (24). Durante o jogo, entraram: Olivinha (9), Benite (8), Caracter (4), Gegê (0), Felício (1), Danielzinho (0). Desse modo, todo o elenco pôde saborear a conquista do título Mundial. Na temporada ‘perfeita’, a equipe também se tornou campeã do Carioca, do Novo Basquete Brasil (NBB) e Liga das Américas.

Compartilhe com os amigos

Veja também