FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Assim como ocorreu com o Flamengo, o Palmeiras também cedeu atletas à Data FIFA e ganhou o direito de não disputar partidas desde o dia 28 de agosto. O que pode ser visto como positivo, um período livre para treinamento, também causa desconforto e preocupação no mais supersticioso torcedor alviverde. Isso porque, a equipe paulista perdeu duas finais depois que ficou tanto tempo sem entrar em campo – uma delas para o Rubro-Negro, pela Supercopa do Brasil.
Com a situação pandêmica complicada em meados de março, o Governo do Estado de São Paulo suspendeu partidas em seu território à época e, com isso, clubes paulistas ganharam pelo menos duas semanas de trabalho nas dependências. O Palmeiras retornou aos gramados na vitória sobre o Defensa y Justicia, dia 07 de abril, pela primeira partida da final da Recopa Sul-Americana.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Antes de reencontrar o Defensa y Justicia, pelo jogo de volta da decisão, o Palmeiras encarou o Flamengo de Rogério Ceni no Mané Garrincha, pela Supercopa do Brasil, e foi derrotado nos pênaltis, após uma virada histórica rubro-negra. A situação se repetiu uma semana depois, no mesmo estádio e com o mesmo final: revés e vice-campeonato nas penalidades máximas. Desta vez, porém, para os argentinos pela Recopa Sul-Americana.
Cabe pontuar, ainda, que Flamengo e Palmeiras se enfrentaram duas vezes na atual temporada e o elenco de Abel Ferreira não venceu nenhuma. O primeiro encontro, pela Supercopa, citado anteriormente, terminou em 2 a 2 no tempo regulamentar e o segundo, pelo Brasileirão, ficou 1 a 0 para o Mais Querido – com gol de Pedro.
O terceiro compromisso entre cariocas e paulistas está marcado para o próximo domingo (12), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque. O clássico interestadual é válido pela 20ª rodada – ou primeira do returno – do Campeonato Brasileiro 2021. Com 31 pontos, o Flamengo ocupa a quinta colocação na tabela e está a quatro pontos de alcançar o Palmeiras, vice-líder.