Saiba quem é André Villas-Boas, treinador ‘na mira’ do Flamengo e bem visto pela torcida

Compartilhe com os amigos

Renato Gaúcho é demitido, e Flamengo olha o mercado para buscar um novo comandante


Por: Paula Mattos

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas é um técnico português, de 44 anos, que atualmente está sem clube. Por estar no ‘radar’ do Flamengo e sendo bem visto pela torcida, a reportagem do Coluna do Fla levantou algumas informações sobre a carreira do treinador.

André iniciou a trajetória como técnico em 1999, e foi auxiliar de Mourinho entre 2002 e 2009, passando pelo Chelsea, Internazionale e Porto. Em 2010, rompeu a parceria com o português e seguiu a carreira ‘solo’. Como treinador principal, ele comandou os mesmos times inglês e português, além do Zenit, da Rússia.

O último trabalho de Villas-Boas foi no Olympique de Marselha, da França. Ele foi anunciado pelo clube em maio de 2019, e deixou o cargo em fevereiro deste ano, após um ‘estresse’ com o time, que contratou um jogador que ele não havia pedido para o elenco.


Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!


O estilo de jogo preferido de André é o 4-3-3-, mas já comandou as equipes algumas vezes utilizando o 4-4-2. Os times de Villas-Boas normalmente gostam de sair jogando com a zaga, mas não abrem mão da famosa ligação direta para meias e pontas. O time francês, último trabalho do treinador, se destacava também na intensa pressão pós perda de bola, com o intuito de forçar o erro adversário.

Veja números do último trabalho de Villas-Boas no Olympique:

60 jogos
28 vitória
54.4% apv. 
79 gols pró
71 gols sofridos
103 grandes chances criadas
109 grandes chances cedidas 
6.7 chutes p/ marcar 
6.7 chutes p/ sofrer

Para aceitar o contrato com um novo clube, André exige levar toda a comissão técnica, que é composta pelos auxiliares Ricardo Carvalho e Luís Martins, os homens de confiança. Também integram o time de Villas-Boas: os preparadores José Mário Rocha e Pedro Silva, os analistas de desempenho Daniel Souza e José Fontes, e o fisioterapeuta Eduardo Santos.

Um ponto crucial e que pode ser um entrave em um possível negociação com o Flamengo é a parte salarial. No Olympique, André Villas-Boas ganhava 700 mil euros (R$ 4,4 milhões) mensais na temporada 2019/2020. Em 2021, ganhou valorização, passando a receber 780 mil euros (R$ 5 milhões).

Caso venha treinar um time brasileiro, Villas-Boas tem consciência de que não conseguiria um salário no patamar do que recebia no clube francês, então caso realmente deseje treinar um time da América, André irá aceitar uma redução, que siga a realidade financeira do continente.

*Dados retirados do SofaScore

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flávio, você que não acompanha futebol europeu, muito menos português. Jorge Jesus já ficou entre os 10 melhores em listas do IFFHS duas vezes. Mas em janeiro desse ano a mesma IFFHS elegeu o Tite como o terceiro melhor treinador de Seleções da década. Você quer o Tite no comando do Flamengo então? O Jesus tem filas de títulos em Portugal. Porque? Porque nunca saiu de lá. André Villas Boas ficou dois anos no Porto, ganhou tudo, incluindo a Liga Europa que o Jesus não ganhou, e saiu pro Chelsea porque Portugal ficou pequeno pra ele. No Tottenham por exemplo, ele fez a melhor campanha do clube em 20 anos. Você tá comparando um técnico que teoricamente é rei de um campeonato de segunda linha (português) com um que não foi campeão na elite. Pergunta, quem você acha melhor: o Enderson Moreira, rei do campeonato de segunda linha do Brasil, ou o Dorival Júnior que não foi campeão na elite?

  • Contratar este profissional é melhor ficar com o interino que esta lá!!! O cara quer uma fortuna! Foi campeão de que??? Muito fraco para o Mengão!!

  • Quem vai fazer , Emerson Ribeiro correr mais, Adão dando trote, futebol se joga atualmente sem a bola, o primeiro gol do Palmeiras foi falta de cobertura de um dos volantes correrem rápido e ocupar o espaço a frente do Rafael Veiga…

  • “Os olheiros do vereador”… Só espero que caso ele venha, faça lambanças e fracasse , o pessoal que tá pedindo ele agora e fazendo hastag, divida a culpa com o vereador! Pedir, fazer campanha e depois tirar o corpo fora como se nada tivesse acontecido é mole.

  • Quer contratar europeu? Então contrata Jorge Jesus ou Guardiola! Chega de amadorismo…

  • Pra quem pergunta o que ele ganhou, consquistou a triplice coroa com o Porto (Liga europa, Liga portuguesa e copa de portugal no mesmo ano)… é um grande feito na Europa, a competitividade lá é outro nível. Ele é grande técnico e se vier, o Flamengo estará em outro patamar novamente.

  • O que esse cara ganhou? Aproveitamento medíocre.

  • A torcida só pode está de sacanagem. Mais um aprendiz igual ao Domenec Torrent kkkk e têm alguns torcedores aqui que não acompanham futebol dizendo que o Villas Boas é mais respeitado do que o JJ em Portugal. Como? O cara não ganhou nada e os números são horrorosos. O JJ por duas vezes ficou entre os 8 melhores técnicos da Europa. É recordista de títulos pelo Benfica… O argentino técnico do Fortaleza já seria uma boa opção e é melhor do que qualquer técnico brasileiro.

  • Esse técnico não tá com nada, não ganhou nada e tem números horríveis. O Flamengo ñ pode contratar mais um aluno. Fora com ele já. Nem pensar num cara desses.

  • A torcida tem que entender que futebol brasileiro é terceira divisão a nível mundial. Jorge Jesus na Europa não é maior que o André Vilas Boas. E aqui no Brasil ele foi de Jesus a Deus. Abel Ferreira é um técnico ainda em formação e em menos de 14 meses vai deixar o Brasil com uma Copa do Brasil e duas Libertadores. Aqui é assim, a gente não precisa de Zidane pra ser melhor que os outros, qualquer Carlos Carvalhal já vai deitar por aqui.

  • Pra apostar nele só mais apostar no Barbieri

  • 100% de CHANCES DE DÁ MERDA ISSO…… O FICA BEM ABAIXO DO RENATO E RC BAMBI…
    TEMOS DE IR EM BUSCA DE ALGUÉM QUE POSSA COLOCAR ESSES JOGADORES NA PAREDE E QUEBRAR ELES NA PORRADA………… O CARA PRA ISSO SIMEONI EXCELENTE TÉCNICO

  • Calma pessoal! Ele tem Cabral no nome e pode ser descendente de Pedro Alvarez Cabral, aquele que descobriu o Brasil. Os treinadores brasileiros” estão mortos” e ninguém acredita mais neles, essa é a verdade. Dizem que Alguns fizeram até treinamento na “Europa” com grandes de lá, mas chegam aqui e não sabem aplicar o que aprenderam lá. Este ano mesmo nosso querido Mister disse aí que o problema do jogador brasileiro é não saber jogar sem a bola, apesar de ser bons com ela no pé. A tática de hoje é fundamental numa equipe bem treinada. Não se tem mais espaços para arrancadas como fez nossos jogadores do passado porque inclusive o cotovelo tá comendo “solto” dentro de campo. O jogador precisa, dominar e entregar “la pelota” com rapidez senão toma cotoveladas pelos córnios afora. Joel Santana encerrou sua carreira quando substituiu Ronaldinho Gaúcho naquele jogo, aí foi o seu fim como treinado,r e nunca mais ganhou coisa importante nenhuma. Praga de gaúcho pega mesmo. Fui…..

  • FRACO, FRACO estamos demitindo o Renato co 69% de aprovaçao QUE NAO GANHOU NADA, pra contratatar outro que nao ganhou nada e 54% de aprovação. Ta de palhaçada!!!

  • Não ganhou nada – números de gol praticamente empatados, mais um gaúcho……

  • E Joel Santana continua livre no mercado

  • Domenéc Torrent era bem visto pela torcida….
    Rogério Ceni era bem visto pela torcida….
    Renato Gaúcho era bem visto pela torcida….

    Em contrapartida, ninguém sabia quem era Jorge Jesus. Será que a torcida sabe tudo?

  • Pra gastar 4,4 mi é melhor o JJ.

  • Fernando Diniz seria um bom nome, embora não tenha tido sucesso relevante nos últimos clubes que trabalho.

  • Recém formado? Números ruins no olympique?

    Quem poderia ter números melhores no Olympique?
    Não é recém formado, tem uns 10 anos de carreira e já foi considerado um dos melhores do mundo.
    Não é o nome de minha preferência, mas tem de respeitar esse nome. É maior que Jorge Jesus em Portugal.

  • Sei não… parece muito $ para um “recém-formado”…
    Falou os times que treinou, mas ganhou o que???

  • Galhardo ou JJ… técnicos que tem trabalhos sólidos. Ficar apostando em Fulano ou Sicrano porque trabalharam com esse ou aquele treinador é especulação, um tiro no escuro. Não podemos nos dar ao luxo de ter outro Domenec. Ou já esqueceram da multa milionária desse indivíduo?

  • Enquanto são especulados todos esses nomes, quem deve acabar chegando é o Zezinho das Cocadas.

  • Rapaz não me parece uma boa não viu!!!
    Números muito ruins no Olimpique!!!

Comentários não são permitidos.