Treinador espanhol manifestou o desejo de treinar o Flamengo na próxima temporada
Por: Paula Mattos
Ernesto Valverde Tejedor é um técnico espanhol de 57 anos, que atualmente está sem clube. Ex-Barcelona, manifestou desejo de comandar o Flamengo e, por meio de intermediários, se ofereceu ao clube. E justamente por entrar no ‘radar’ do Mengo, a reportagem do Coluna do Fla levantou algumas informações sobre a carreira do treinador.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Carreira:
Ernesto iniciou a carreira como treinador pouco depois de se aposentar dos gramados, em 1997. Seu primeiro trabalho foi como comandante da base do Athletic Bilbao e, a partir de 2000, foi promovido a assistente do time principal. Ainda no Athletic, ele retornou à base entre 2002 e 2003, mas efetivado como técnico, e de 2003 a 2005, tocou a equipe profissional.
No ano seguinte, à frente do Espanyol, levou o clube à final da Copa UEFA, a maior conquista da história do time. Em 2008, Ernesto assumiu o Olympiacos, sendo o treinador mais bem pago do futebol grego e campeão da Copa da Grécia, mas por lá ficou pouco tempo. Em 2009, assumiu o Villarreal, mas foi demitido em 2010 devido ao baixo desempenho da equipe no campeonato nacional.
Em agosto de 2011, Ernesto voltou ao Olympiacos e conquistou a Taça da Grécia. No ano seguinte, retornou ao seu país natal e assumiu o Valencia, mas não obteve êxito e, em 2013, deixou o clube, voltando ao Athletic Bilbao, onde permaneceu até fechar com o Barcelona, em 2017.
E no Barça, seu último trabalho e, também, de maior expressão, Ernesto Valverde conquistou quatro títulos: duas Ligas Espanhola, uma Supercopa da Espanha e uma Copa Del Rey.
Estilo de jogo:
Ernesto Valverde é um treinador que gosta de ter posse de bola, assumir o controle das partidas e manter seu DNA ofensivo. O sistema tático mais utilizado pelo espanhol ao longo da carreira foi o 4-2-3-1, mas no Barcelona, trabalhou com o 4-3-3-, que se ajustava melhor ao estilo do time que tinha em mãos.
O time de Valverde joga com pressão alta, marcando o adversário diretamente em seu campo de defesa, e linhas avançadas, na tentativa de deixar sempre o rival em posição de impedimento. No Barcelona, os treinos dos primeiros dias da semana eram de portas abertas e, às vésperas do jogo, realizava as atividades ‘secretas’.
Homens de confiança:
Ernesto tem dois homens que podem ser considerados seus braços direito e esquerdo: Jon Aspiaz, seu auxiliar técnico desde o primeiro trabalho no Athletic Bilbao, em 2003, e José Antonio Pozanco, preparador físico. Normalmente, Valverde gosta de ouvi-los antes de qualquer tomada de decisão.
Títulos:
Pelo Barcelona:
2 Ligas Espanhola – 17/18 e 18/19
1 Supercopa da Espanha 18/19
1 Copa Del Rey – 17/18
Pelo Olympiacos:
Copa da Grécia – 2008/09
Taça da Grécia – 2011/12
Pelo Athletic Bilbao:
Supercopa da Espanha – 2015
International Champions Cup – 2017