André relembra passagem de Dome e questiona prioridade do clube para utilização do sub-20
O Flamengo parece ter muito com o que se preocupar no futuro próximo. Além da busca por treinador, reformulação de setores do elenco profissional, o clube precisa, ainda, olhar com mais carinho para as categorias de base. Pelo menos esta é a opinião do jornalista André Rocha, do site UOL Esporte. O especialista relembrou algumas críticas feitas a Domènec Torrent justamente sobre a utilização dos garotos do sub-20.
O jornalista também se referiu ao último confronto da temporada, na derrota por 2 a 0 sobre o Atlético-GO, no Campeonato Brasileiro, sob o comando de Maurício Souza – técnico campeão da Copinha em 2018. A referência serviu como um alerta sobre o futuro das categorias de base, que, de acordo com André Rocha, também precisa de ajustes factuais.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
— O que o Flamengo pretende para suas divisões de base? Você tinha o Maurício Souza, campeão da Copinha 2018, mas não aproveitou nenhuma chance nos profissionais. Olha aquele último jogo, contra o Atlético-GO, por exemplo. Ele usou Bruno Viana já de saída, Piris da Motta, Renê de capitão, sabe? Era para usar a garotada, entende? Para ganhar cancha, minutos e confiança, pois vão a campo no Estadual.
— O Flamengo não dá oportunidade para os garotos. A base é usada só para vender, é filosofia do clube. Todas as ações para mudar elas, como a do Domènec, não teve respaldo nenhum. Quando ele disse que ia usar, ali começou a derrocada dele -, disse em análise sobre a base rubro-negra.
Uma das principais reclamações de torcedores é, inclusive, sobre essa pouca utilização da base. Por exemplo, no elenco principal quem mais recebe oportunidade é Matheuzinho e João Gomes. Agora, com as constantes lesões de Diego Alves e a perda de espaço de Gabriel Batista, o goleiro Hugo Souza também retomou espaço. Ramon é outro que recebeu confiança ao final da temporada, mas só após muita pressão de rubro-negros.
O mesmo jornalista se esquece de que o elenco do Flamengo é recheado e que na ausência dos titulares, são os reservas (mesclados com a garotada da base) são as primeiras opções do técnico. Ou deveriam botar um monte de garotos e deixar os mais experientes no banco? Não faz sentido…
Tanto investimento na base, e nunca surgiu um zagueiro que pudesse ser aproveitado. O melhorzinho,( Natan) rapidamente foi vendido.
Tanto investimento na base, e nunca surgiu um zagueiro que pudesse ser aproveitado. O melhorzinho,( Natan) rapidamente foi vendido.