“Flamengo está cometendo o mesmo erro da época de Jorge Jesus”, diz jornalista

Compartilhe com os amigos

Clube faz ‘reformulação’ na comissão e fica refém de profissionais ligados ao técnico, opina comentarista

O Flamengo está se adaptando ao novo treinador e, não à toa, os dias estão sendo movimentados no Ninho do Urubu. Paulo Sousa está com a ‘chave’ do CT para sugerir e autorizar mudanças. Nos últimos dias, o Rubro-Negro já teve demissões de profissionais, como por exemplo Maurício Souza, e a jornalista Letícia Marques, do Coluna do Fla, avaliou a atitude da diretoria.

Durante o programa ‘Mercado Flamengo’, no YouTube do Coluna do Fla, Letícia analisou o planejamento do Flamengo ao desmembrar a comissão técnica permanente. Para ela, o clube cometeu o mesmo erro que comentou na época de Jorge Jesus ao deixar o Rubro-Negro refém das escolhas de um treinador.

— É uma situação muito complicada que está se desenhando no Ninho do Urubu novamente. No primeiro momento é muito legal ver o técnico fazer tantas alterações no cotidiano. A situação que eu acho que se torna complicada é o fato da comissão técnica permanente está sendo toda acabada. Isso é algo que hoje fecham o Sol com a peneira, mas é a mesma coisa que aconteceu com Jorge Jesus em 2019 – antes de continuar:

Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!

— Jesus chegou mandou o Fera embora, e fechou a bolha dele na comissão técnica. Em 2020, quando ele vira as costas e dá adeus, não deixa nada no Flamengo, não há legado nenhum. O que está acontecendo hoje é exatamente isso. O Paulo Sousa não quer nenhum membro do clube fazendo intermédio com a comissão técnica. Não questiono quem está sendo demitido ou não, eu questiono a postura de demitir as pessoas e deixar, novamente, sem nenhuma integração. O Flamengo se torna refém de uma comissão técnica que pode sair do clube amanhã. Não tem legado nenhum – finalizou.

Paulo Sousa trouxe uma comissão técnica de seis profissionais. O treinador adjunto Manuel Cordeiro, o Victor Sanchez que é o auxiliar técnico, além do preparador de goleiros Paulo Grilo, dos preparadores físicos Antônio Gomez e Lluis Sala e o analista Cosimo Cappagli.

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO:

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O povo que tá comentando aqui criticando a opinião do jornalista ou é BURRO ou não entende NADA de gestão esportiva.
    Tem gente aqui falando que JJ FEZ E ACONTECEU…QUE A COMISSÃO PERMANENTE DO CLUBE ERA RUIM…
    E NADA, repito, NADA disso tem a ver com o que o jornalista tentou passar e que, ao que me parece, devido ao analfabetismo funcional dos dias de hoje, parece que as pessoas se tornaram INCAPAZES de realizar uma simples INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

    O que o jornalista diz (e COM RAZÃO) é que JJ veio, com sua comissão, fez tudo que fez, e o CLUBE não fez nenhuma exigência quanto à adequação da comissão permanente em relação aos métodos e filosofias de JJ. Pelo contrário, mandaram embora e deixaram toda essa INFO entrar, causar o efeito benéfico que trouxe e IR EMBORA com o JJ sem deixar RASTRO….
    O IDEAL seria que o CLUBE, por via contratual, exigisse a integração da equipe da comissão técnica do CLUBE…não como atuante diretamente, mas como “ALUNOS” para que observassem, fossem instruídos e APRENDESSEM a forma “JJ” de PENSAR FUTEBOL e TRABALHAR EM PROL DESSA FILOSOFIA DE TREINO E JOGO… O que não aconteceu.

    Não era questão de METER gente da comissão permanente nas DECISÕES DA CONTRATADA…pelo contrário…era de ABORVER CONHECIMENTO para que, numa possível saída, fosse deixado um LEGADO….onde o clube pudesse MANTER O PADRÃO mesmo que sem o JJ, pois a filosofia de JJ seria agora a FILOSOFIA DO FLAMENGO.

    Não ocorreu…ele foi embora e nada ficou….voltamos à estaca ZERO…
    E com o PAULO SOUSA o mesmo está acontecendo…vide a demissão (INJUSTA na minha opinião) do técnico que tanto segurou as pontas quando precisávamos, MAURICINHO!

  • “última” participação minha nesse comentário dessa jornalista q conseguiu de fato aparecer. Pergunta: será que o JJ faria tanto sucesso sem o seu grupo fechado? Se tivesse vindo ele e mais 2 ou 3? Detalhe: nossa diretoria não consegue ESCOLHER bem nem um técnico – JJ foi indicação do Pelaipe q logo depois foi demitido de forma injusta e covarde -, qto mais uma comissão técnica… Aliás, p um técnico q vem de fora é muito arriscado p o seu trabalho vir quase sozinho. JJ SABE O QUE FAZ, TEM MORAL, PERSONALIDADE E TOTAL CONFIANÇA DOS JOGADORES. Enfim, tem COMPETÊNCIA. MAIS OUTRA: COM SUA COMISSÃO FECHADA QUE REVOLUCIONOU MEXEU C TODO O FUTEBOL BRASILEIRO. ALGUÉM DÚVIDA?

  • qual é o jornalista . tá bom então ganhou meu comentário.

  • TEM COMO ARQUIVAR OS VIDEOS GRAVADOS PARA MOSTRAR NO TELÃO?
    TEM COMO POR UM PROFISSIONAL DO FLA PARA SELECIONAR OS VIDEOS IMPORTANTES?
    Se a resposta for sim para as duas perguntas todo esse mimimi de quem não está por dentro de TODOS os processos do clube não faz nenhum sentido. Vamos parar de dar ibope pra essa CELEUMA SEM SENTIDO.

  • Vocês ainda insistem com essa matéria? por favor, isso não é um erro do flamengo, para que serve uma comissão permanente incompetente? enquanto não tivermos profissionais de excelência no Brasil o modelo vai ser assim, os profissionais de fora tem como diferencial no seu trabalho é esse. Sou favorável a essa forma como a diretoria tá fazendo.

  • 34 comentários e parece que a maioria não entendeu o que a jornalista falou, o que ela disse
    faz sentido. Hoje, se você montar uma fábrica na China, a mão de obra será barata e você
    vai fabricar seu produto, mas, a tecnologia será de conhecimento da China, e se um dia você
    sair de lá eles terão a sua tecnologia e vão produzir o que você fabrica. Barcelona por
    exemplo, quando o técnico chega ele vai se adaptar ao estilo do clube, e “toda sua estrutura”
    será de conhecimento amplo do clube, de modo, que quando o técnico sai o clube já tem uma
    noção do conhecimento que o novo técnico deverá apresentar. No caso do JJ, ele veio com a
    estrutura, a diretoria largou na mão dele e foi pra casa, ele saiu, ficou todo mundo perdido.

  • 34 comentários e parece que a maioria não entendeu o que a jornalista falou, o que ela disse
    faz sentido. Hoje, se você montar uma fábrica na China, a mão de obra será barata e você
    vai fabricar seu produto, mas, a tecnologia será de conhecimento da China, e se um dia você
    sair de lá eles terão a sua tecnologia e vão produzir o que você fabrica. Barcelona por
    exemplo, quando o técnico chega ele vai se adaptar ao estilo do clube, e “toda sua estrutura”
    será de conhecimento amplo do clube, de modo, que quando o técnico sai o clube já tem uma
    noção do conhecimento que o novo técnico deverá apresentar. No caso do JJ, ele veio com a
    estrutura, a diretoria largou na mão dele e foi pra casa, ele saiu, ficou todo mundo perdido.

  • Compra lo agora é um risco, uma aposta. A que ponto chegou a arrogância desse sujeito q se acha acima até de uma nação. E QUE TEM BOLA de cristal… TEM Q ADMITIR Q VENDEU O GERSON BARATO, Q NÃO PRECISAVA. PORQUE TINHA E TEM O BANCO, E QUE ERROU MUIIITO EM FECHAR O EMPRÉSTIMO NUM VAKOR DE 20 MI DE EUROS. O GERSON, VENDEU POR 25 MI, SE É Q FOI ISSO MESMO, O MELHOR DE TODAS AS AMÉRICAS, ABDOLUTO NA POSIÇÃO, JOGADOR DA SELEÇÃO… P pegar o Andréas teria q ser por 10 MI o valor p adquirir 80, 90% dos direitos. P outro lado, se fosse p dar moral a esse bom garoto, faria justamente UM AJUSTE, nesse valor, demonstrando interesse na sua compra, mesmo após aquele baque q foi involuntário e q não contou só c a sua ajuda p a perda naquele lance. Tudo começou no Renatão q não teve coragem igual ao RC p trocar lo ja q estava morto em campo. Então, se o flamengo fizesse isso, aí sim ele iria se movimentar reagir se testar mostrar q é capaz de realizar o seu grde sonho de continuar no flamengo. Se o MB resolve comprar ele agora antes, nem teremos certeza de sua real capacidade. E eu tenho certeza q ele PREFERE ter esse desafio p calar, p mostrar é uma nova etapa vencedora de glórias irá se abrir pela sua frente. Será o divisor de águas da vida dele esse momento.

  • Ih! Viajei! O Fla já faz as filmagens que eu falei aqui embaixo. Me esqueci do tal Telão. Óbvio que dá pra gravar o que estiver sendo filmado por ele, kkkkk

  • Se for para errar como o JJ pode errar a vontade

  • Vou expor uma sugestão ao Flamengo, que, se os dirigentes aprovarem, espero que ninguém mais envolvido venha a ler ou leve o tema em consideração.
    Precisaria ser uma ação sigilosa implementada em horário fora de expediente por profissionais que assinem termo de confidencialidade.
    O Flamengo será capaz de reter informações estratégicas que possam ser úteis em um futuro sem Paulo Sousa. Basta instalar câmeras discretas nos postes de iluminação, ou outros pontos favoráveis, que gravem em sigilo todos os treinamentos. Já a captação de som à distância em sigilo deve ser mais difícil, caso os receptores não tenham evoluído dos padrões que existiam parecidos com megafones de vitrola.
    Os vídeos seriam arquivados em local acessível somente pela diretoria.
    No futuro poderiam ser utilizados e ninguém precisaria saber.

  • Eu também acho que a comissão técnica do time de futebol seja permanente. E, que o treinador traga com ele somente auxiliar técnico e no máximo mais um profissional que talvez um preparador físico?! O restante deve ser permanente. No Fla agora por exemplo não concordo com a saída do Maurício de Souza!

  • O conteúdo da matéria foi procedente da jornalista, 2021 foi péssimo o quadro de profissionais do Flamengo: jogadores lesados demorando a ser recuperarem; goleiros que continuam cometendo erros constantes; auxiliares técnicos despreparados expondo os técnicos (ex. Renato Gaúcho, episódio Vitinho e Rogério Ceni, por sentirmos falta de um auxiliar).

  • Um exemplo: a comissão técnica do Palmeiras é permanente. Como ja dito, ttécnico novo, nacional ou estrangeiro, o máximo que poderia trazer é um auxiliar técnico. O clube avaliaria os seus profissionais, quem não está correspondendo, o afastaria e contratasse outro.

  • A torcida, do Fla sentiu que o DM, preparadores de goleiros e algumas funções de comissão técnica não funcionara em 2022.. O ex técnico Maurício é exceção, tantos anos no clube, mostrando competência nas categorias de base e no profissional. Sou favorável que o Clube tenha os seus profissionais permanentes, apontou alguma incompetência afasta e busca o que tem de melhor. O novo tecnico só traz com ele um auxiliar técnico.

  • Adílio fui seu fã! Rsrs. Na sua época praticamente elas não jogavam. Vamos esperar, mais, p ver se vão entender bem de futebol. Em campo estão evoluindo bastante! NÃo sei serão mesmo femininas… De qq modo estão mostrando muita habilidade. Eu acho que sempre haverá um futebol feminino e o futebol masculino. Só que sempre serão diferentes, porque homem e mulher são diferentes, graças a Deus. Só q as cabeças também, no futebol. Ou seja, visões, perspectivas diferentes. Então, melhor mulher comentar futebol feminino… E cada um no seu cada um. Detalhe: toda regra tem exceção, há mulheres q irão dar certo no futebol masculino. Só uma opinião, cada um tem a sua. Qto mais, melhor.

  • A propósito, cada treinador tem seus métodos e suas manias. No BR, se todos tivessem a capacidade de formar e manter o seu grupo… Antes e depois do JJ normalmente não havia comissão completa de treinador. Poucos aqui no Brasil tem essa capacidade. Se o flamengo resolveu pegar uma equipe completa, ao estilo europeu… No mínimo tem dinheiro. Eu acho que pode fazer isso, mas tem que medir, e valer o risco. O problema é que esses caras gostam muito de gastar o dinheiro dos outros, de qq maneira, a moda bangu, e playboyzinho. E o pior que os outros, os “pais ricos”, somos nós, que de certa forma agimos por paixão, por amor, ao CLUBE. E qdo há sentimentos… As coisas tanto poderao dar 8 ou 80. E no final, qdo dá errado, a torcida é que leva pau. DINHEIRO, GASTANÇA E TIRAR ONDA NÃO GANHAM TÍTULOS, pois o ANO, PASSA, já os títulos, nunca. E com eles permanecem as alegrias eternas. Que ano que passou faça nossa evoluir mostrar que é de outro patamar.

  • Legado? Quero que deixem títulos, não legado. Respeito a opinião, mas não existe legado de comissão técnica. Existe trabalho, e é isso que eu espero. E só por curiosidade, pode citar uma comissão técnica que seguiu os passos da anterior aqui no Brasil, ou em outro lugar do mundo? Se fosse assim o Luiz Henrique estaria até hoje no Barcelona.

  • Mais acho q s esqueceram q temos um técnico em construção dentro do próprio time
    E ainda assim ninguém se atentou sobre isso até agora né
    Agora sobre a repórter entendo o comentário respeito a opinião até por q além de ser jornalista ainda é paga pra algumas vezes dar a opinião dela então tudo normal
    E no momento acho q a preocupação é outra fazer essa turma voltar a mostrar q realmente é bom time
    E claro q pros homens do futebol esses sim cabe a missão de dar todo apoio e suporte ao nosso maior craque dentro e fora de campo quando o assunto é visão de futebol
    Estou eu falando de Felipe Luiz e não permitir se torne a outra q se mostra Juan ex zagueiro e hj integrante da de algum setor de futebol q nunca tem seu nome ventilado en nada relacionado a pasta q foi contratado
    Então é isso Felipe Luiz é quem melhor pode absorver de mais um técnico
    Os de gora até agora visivelmente nada absorveram né

  • São tantos comentários que ao invés de apoiarem o clube que dizem amar, apenas criticam. Se ganhar tudo. É o maior do “mundo”. Se perde, time ” sem vergonha”.
    De fato mada entendem de futebol. Por isso seus lugarem são arquibancadas e redes sociais. É uma pena existir torcedores assim.

    Não so mo Fla.mas no mundo esportivo.
    O Flamengo é maior do que vc e eue dw qualquer jogador ou técnico que posso chegar no Flamengo.
    Nunca assistiu futebol feminino e o quanto elas representam para o seu clube e país. Falta de respeito para com aquelas que jogam e que gostam de futebol. Que mundo vc vive.
    Esta de brincadeira!

  • São tantos comentários que ao invés de apoiarem o clube que dizem amar, apenas criticam. Se ganhar tudo. É o maior do “mundo”. Se perde, time ” sem vergonha”.
    De fato mada entendem de futebol. Por isso seus lugarem são arquibancadas e redes sociais. É uma pena existir torcedores assim.

    Não so mo Fla.mas no mundo esportivo.
    O Flamengo é maior do que vc e eue dw qualquer jogador ou técnico que posso chegar no Flamengo..

  • Muito pelo contrário, pior é a hipocrisia humana em que se vê uma coisa e se diz outra. Cada um no seu quadrado. Mulher na minha opinião é mais inteligente que o homem, porque tem mais sensibilidade. Há coisas q o homem é melhor do que ela, e vice versa. P futebol, mulher tem mais dificuldade. Não que seja burra, mas pela própria natureza dela. A mesma coisa p o homem querer fazer coisas de mulher… Urubu, deixa de falar besteiras, inventar qq motivozinho p querer criticar outros que dão opiniões diferentes das suas, que vc não concorda…

  • Incrível a falta de noção do povo criticando a comentarista apenas por ser mulher. Lamento e repudio esse tipo de atitude. Mas no mundo em que terraplanistas existem, isso é o normal, atacar a pessoa e não o argumento. A propósito o argumento é muito bem colocado. Quando o Jorge Jesus foi embora todos criticaram muito exatamente o fato do Flamengo não ter aproveitado nada da comissão dele. Não houve um legado, não houve herança nem nada. Tudo que foi feito se perdeu porque o Jorge Jesus fechou o futebol, montou o grupinho dele e quando foi embora levou todos. Mas as mesmas pessoas que com certeza concordaram com essa crítica lá em 2020 agora atacam a comentarista por revisitar o assunto. Retardo o nome disso.

  • Agora que vi o vídeo. Diante do que que foi dito, imagino a hipótese de que tenham jogado a culpa no Paulo Souza para simplificar o motivo da demissão e não precisar dizer ao Mauricio que ele está abaixo das expectativas do Flamengo para o cargo de auxiliar permanente. Simples assim.
    Em breve vamos tirar a prova quando pudermos ver qual papel caberá ao Fábio Matias logo a seguir de sua participação como técnico no Carioqueta.

  • Agora que vi o vídeo. Diante do que que foi dito, imagino que a hipótese de que tenham jogado a culpa no Paulo Souza para simplificar o motivo da demissão e não precisar dizer que ele, Mauricio, está abaixo das expectativas como técnico para o Flamengo. Simples assim.
    Poderemos tirar a prova quando pudermos ver qual será o papel do Fábio Mathias logo a seguir de sua participação como técnico no Carioqueta.

  • Ca entre nós, mulher no futebol…, para se dar bem, e jornalista!, há raras exceções. Em maioria, somente as marias chuteiras… Kkk… Mas, falando sério, p entender de futebol, é muito difícil. Mesmo porque geralmente nunca jogaram. Só torceram…

  • Não critico a opinião da jornalista, mas gostaria de saber como ela soube que o Paulo Souza vem exigindo trabalhar sem profissionais do Flamengo? Na mesma matéria que ela fez, deveria, pelo menos, dizer que obteve a informação de “dentro do Flamengo”, porque, do jeito que ela coloca, parece mais uma das muitas conclusões obtidas pelo instrumento profissional de grande utilização por jornalistas experts em furos, chamado “deduzômetro”.
    Na minha visão de fora, imagino que o Flamengo viu no profissional Fábio Mathias as qualidades indispensáveis para ser o seu representante técnico fixo em todas as categorias. Diante disso, não haveria nenhum sentido continuar com os anteriores. Quanto aos outros prestadores sem demanda intelectual, já era previsto que não ficariam.

  • A diretoria, amadora, errou muito mais com JJ qdo fechou o contrato com aquela multa TÃO BAIXA feita especialmente p o Benfica. Outro problema, é para quem dar as chaves… Dar tanto poder… Quem é PS? JJ, eu entendo o jeito dele, não queria espiões p copiarem ou prejudicarem o trabalho dele. Tipo não ter sua receita de sucesso copiada, até p pessoas do clube. As vezes algumas copias dão certo, ou até saem melhor, em termos de futebol. Além do mais, tem a questão da confiança. “Eu não botaria qq um p fabricar meus produtos p correr o risco de no mínimo ficar c má fama no mercado…” Eu acho q estão dando muita dando, arriscando muito $$$ com esse treinador. Talvez p dar certo, e fazer c que todos esqueçamos JJ, de vez, e também, de sobra, as emes q fizeram e q impediram a sua volta p o clube. Pra mim, estão INVESTINDO NUMA BOLA DE NEVE.

  • Se for pra repetir os erros da época do JJ, eu quero esses erros repetidos sempre!

  • “O futebol brasileiro não vai ganhar mais nada enquanto tivermos, Tite, Abel, R. Ceni, Renato Gaucho, Cuca…” Pois é Henrique, só se esqueceu de um detalhe: TODOS estes treinadores citados já tiveram grandes conquistas em suas carreiras…

  • Enfim, uma jornalista que trouxe um ponto de vista que apesar de não concordar, é inteligente e coerente! E como temos no mercado técnicos com e sem a sua própria comissão técnica, acredito que os dirigentes do Flamengo deveriam montar equipes mais flexíveis para atuar neste cenário.
    Em tempo: para os B****** que esculacham a jornalista, CRESÇAM! Avalia-se a qualidade do comentário do profissional e não ele em si. Se fosse o Zico fazendo os mesmos comentários, teria um monte de baba-ovos aqui engrandecendo a atitude do nosso ídolo!
    Aliás, só para constar: quem são vocês, para criticar?

  • Letícia Marques, um aviso chega de passar pano em cima de treinadores que só servem para distribuir camisas em treino e escalar o time nos jogos. O que acontece com os treinadores brasileiros é que são exatamente isso: entregadores de camisas. O futebol brasileiro não vai ganhar mais nada enquanto tivermos, Tite, Abel, R. Ceni, Renato Gaucho, Cuca, e outros de menos expressão. Esses caras não se atualizaram, não conhecem novas tecnologias, novos equipamentos, não conhecem novas táticas e nossos jogadores ficam sem conhecer nada. Precisamos urgentemente aplicar as inovações de JJ, Abel do Palmeiras e Paulo Souza , na base. Só assim vamos mudar de patamar , pois material humano nós temos.

  • Concordo muitíssimo com a jornalista, parabéns!
    O Flamengo precisa de manter profissionais aptos e integrados com o movimento do clube. Mesmo não fazendo parte da equipe do treinador, pode, sim, ser um bom especialista em captar toda metodologia que está sendo implantada. Não vai trabalhar com técnico mas será os olhos e ouvidos do flamengo.

  • Depois do JJ, passaram Dome, Ceni e Renight, e qual foi o legado da tal Comissão Permanente deixou? NENHUM!!! É tudo uma questão de ponto de vista de como vc quer encarar o futuro. Se o Flamengo contrata um técnico com um Staff completo, quando demiti-lo, que contrate outro técnico com o mesmo perfil, ou seja, com um Staff completo também. Esse negócio de Comissão Permanente serve pra que? Só pra criar cabides de emprego no clube. Veja o que aconteceu com todos os antecessores. Cadê o Fera? Fui!!!

  • Entendo a preocupação da Letícia. Realmente sofremos no último ano e sofremos porque não tivemos o mínimo para dar continuidade após a saída do JJ e ficamos a mercê de domi, ceni e gaúcho. Acho válido sim, a diretoria RN se preocupar em ter um mínimo para prosseguir no caso de saídas “inesperadas” do técnico e comissão. Uma equipe permanente não precisa dar “pitaco” mas pode absorver a metodologia e internalizar paulatinamente no clube de forma que em uma eventual saída possamos ter um mínimo de continuidade! é complicado, estas preocupações nos surgem na medida em que não queremos perder de jeito nenhum, tipo o “moto continuo”!!!! saudações RNs.

  • Vai ver que é por isso que JJ e sua comissão técnica deram certo no Flamengo. Se livrar dos vícios consolidados ao longo do tempo no Clube é a melhor maneira de começar um trabalho de renovação técnica e implantação de uma gestão profissional. E as perguntas que não querem calar: Quem diabos é Letícia Marques? que time ela treinou? de qual comissão técnica fez parte? qual foi o grande título conquistado por ela?

  • Quem é letícia ???? O clube de regatas flamentogo possui , organização, estrutura, produtividade, princípios organizacionais, ~gestão ., contratos etc…. Quando contrata um profissional para trabalhar ele traz consigo a sua bagagem e quando vai embora ele leva . São principios basilares de um contrato entre as partes . O erro que ela coitadinha está se referindo deve ser ter ganhado tudo. kkkk

  • Quem é Leticia ? O clube de regatas flamengo possui gestão. organização, estrutura, produtividade, principíos organizanizaconais, direção….

  • É blogueira e nada sabe de futebol, querem sempre achar defeito, jogador é muito bem pago e os profissionais escolhem quem quiserem.,

  • Cara quem é essa tal de Leticia Marques mesmo, ela trabalhou onde, com quem e fica falando merda, porra é cada uma que me aparece.

  • se os erros forem iguais a gestão JJ tá bom demais, jornalista fuleiro

Comentários não são permitidos.