Entenda por que Paulo Sousa ‘prolongou’ pré-temporada e faz testes no time titular do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Treinador chegou a receber críticas de parte da imprensa e de torcedores por não dar sequência a uma mesma equipe em 2022

A pandemia do novo Coronavírus e a Copa do Mundo do Qatar de 2022 desregulou o já confuso calendário do futebol brasileiro. Basicamente, desde 2020, uma temporada tem vindo atrás da outra, com os atletas tendo pouco descanso, acumulando jogos a cada três dias em média. Com isso, os clubes, sobretudo o Flamengo, têm convivido com lesões constantes, e Paulo Sousa deseja evitar sofrer com ausências de jogadores por estarem machucados.

Antes mesmo de desembarcar no Rio de Janeiro, o treinador português teve o conhecimento das seguidas lesões que os jogadores do Flamengo sofreram em 2021. Além disso, foi repassado um relatório de o porquê de cada problema físico. O comandante, depois disso, se reuniu com os auxiliares e preparadores físicos pessoais para planejar o desenvolvimento da temporada 2022, já com uma missão: cessar, o máximo possível, as diversas contusões musculares.

Paulo Sousa, porém, tem um grande empecilho, e sabe disso: a temporada deste ano acabará dia 13 de novembro para os clubes brasileiros, por causa da Copa do Mundo do Qatar. Consequentemente, o Rubro-Negro terá jogos sequenciais a cada três dias, em média, caso consiga ir o mais longe possível nas competições. Então, a comissão técnica do time carioca deseja lapidar a parte física dos atletas aos poucos, ao invés de atingir o ápice logo no começo do ano.


Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!


Em outras palavras, é como se o Flamengo estivesse fortalecendo a musculatura dos atletas para dar conta da temporada extenuante que está por vir. Então, ao invés de ‘sugar‘ o máximo possível dos 11 titulares, o treinador vai alternando, respeitando o tempo necessário para o corpo dos jogadores descansarem e se recuperarem, seja de uma partida ou de treinamentos intensos. Todo o processo, vale frisar, está sendo monitorado pelo Departamento de Fisiologia do clube carioca, que faz testes frequentes no plantel.

O objetivo é que a parte física dos atletas seja considerada ‘ideal‘ entre abril e junho. A partir disso, a comissão técnica passará a fazer trabalho de manutenção, evitando desgastar os atletas. Com isso, as lesões musculares se tornarão menos frequentes, e o elenco conseguirá chegar ao fim da temporada com menos desgaste do que aconteceu nos anos de 2020 e 2021.

Ou seja, Paulo Sousa está colocando ‘um tijolinho‘ por vez, com o intuito de organizar a casa da melhor forma possível. Este trabalho, inclusive, tem sido feito com Rodrigo Caio. O Departamento Médico, a preparação física e a comissão técnica decidiram fazer um trabalho especial com o zagueiro, até por conta do problema sofrido no joelho neste início de 2022. Não há previsão para o atleta retornar aos gramados, mas o defensor está sendo preparado para o Campeonato Brasileiro.

Então, o torcedor não deve estranhar caso Paulo Sousa continue testando diversos jogadores ao longo deste Cariocão, até mesmo nas etapas mais decisivas da competição. O intuito do treinador é chegar nos torneios mais relevantes com os atletas 100% fisicamente, sem tantos problemas musculares. O comandante pode até escalar um time base, mas geralmente com algumas mudanças pontuais, equilibrando fisicamente o plantel.

Contra o Resende, neste domingo (27), existe a possibilidade de alguns atletas serem poupados, enquanto Filipe Luís, Bruno Henrique e Everton Ribeiro, que foram reservas na vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo, retornam à equipe titular. O confronto terá início às 16h (horário de Brasília) e será disputado no Engenhão, pela nona rodada da Taça Guanabara.

Compartilhe com os amigos

Veja também