Flamengo modifica protocolos para prevenir lesões e buscar melhor desempenho

A expectativa é garantir um portfólio específico de cada atleta aos preparadores, fisiologistas e médicos


Paulo Sousa não precisou cumprir uma semana de trabalho no Ninho para atender uma das principais exigências da torcida: mudanças nos métodos e análises dos atletas. Enquanto for liderado pelo português e sua comissão técnica, o setor científico do Flamengo decidiu que as avaliações físicas terão correlação às situações de jogo – a ideia é manter o controle e evitar riscos elevados de lesões.

A ideia da implementação desta nova forma de trabalho é identificar, a partir da execução de movimentos realizados em campo, as capacidades físicas de cada jogador. Além de garantir elementos para que os atletas sejam submetidos a trabalhos específicos quando necessário – ajudando, assim, na evolução da performance.

A alteração no protocolo de avaliação vai garantir um portfólio específico de cada atleta aos preparadores, fisiologistas e médicos. Assim, a bateria de testes será otimizada dentro do clube. Já na reapresentação da equipe principal, na última segunda-feira (10), os jogadores foram submetidos a algumas provas isocinéticas – para fornecer um raio-x de arranque e aceleração dos atletas a Paulo Sousa.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


Desenvolvendo conforme esperado, a principal expectativa, além do portfólio já mencionado, é pela redução da quantidade de lesões na equipe. O treinador português foi questionado sobre o excessivo número de passagens pelo departamento médico na temporada 2021 e garantiu que tem um setor especializado só para isso.

“Em todas as equipes que tivemos, sempre fomos equipes com poucas lesões. Há uma forte integração do meu estafe com pessoas do clube de muita qualidade. Vai haver mais integração de qualidade e podemos servir ao atleta e reduzir as lesões”, disse na apresentação.

Veja também

Participe da conversa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *