50 dias de Paulo Sousa: técnico expõe problemas comportamentais no Flamengo e transforma modus operandi no Ninho

Compartilhe com os amigos

Treinador mudou o dia-a-dia no CT e, aos poucos, ganhou a confiança do elenco

Por: Letícia Marques

A ‘Era Paulo Sousa’ no CT Ninho do Urubu completa 50 dias nesta terça-feira (01). O técnico português promoveu uma reformulação nos bastidores do Flamengo, principalmente, com os pedidos feitos assim que chegou. No entanto, não parou por aí, visto que o novo comandante expõe publicamente assuntos que causam burburinhos no dia-a-dia do clube.

Em um primeiro momento, as falas públicas ditas por Paulo em entrevista coletiva trouxeram desconforto nos bastidores, porém, a situação rapidamente se inverteu conforme o treinador foi ganhando confiança dos atletas. Um dos pontos principais é a coerência no discurso abordado, visto que as cobranças feitas em público não são vistas como ‘recado’, já que tudo é tratado anteriormente direto com o elenco.

Desde 10 de janeiro, dia da apresentação, as coletivas de Paulo chamam atenção. O treinador vem batendo na tecla do ‘comodismo’ presente entre os atletas rubro-negros, e, não à toa, o português pediu ‘mais fome’ ao Flamengo. Na coletiva após o empate com o Resende, o comandante tratou sobre o ‘foco’ no jogo e não no Carnaval, por exemplo. Além disso, o técnico aborda muitos assuntos táticos, que, de certa forma, são vistos como exposição dos jogadores.

Quem será o próximo a perder para o Mengão? Saiba como lucrar com previsões esportivas!

Pedro, Marinho, Ramon e Gabigol são exemplos. Os quatro jogadores já foram assuntos abordados de forma individual nas coletivas de Paulo. Sem rodeios e com um discurso direto, caracterizado por ser incisivo, o português cobrou os atletas, em diferentes pontos, nas coletivas. Para os artilheiros, a principal queixa foi a eficácia nas finalizações, além de citar a necessidade de mobilidade do camisa 21, por exemplo.

Os 50 dias de trabalho de Paulo Sousa à frente do Flamengo já traçam um caminho para a temporada. Aos poucos, o treinador vai implementando a metodologia de trabalho que, em sua maioria, se baseia em uma visão ‘macro’ do elenco. Não à toa, mesmo questionado pela torcida, o técnico não se priva dos testes neste período inicial, mexendo em cada atleta de acordo com a ocasião.

Cabe destacar que uma das bases do trabalho de Paulo Sousa, exposta em diversas coletivas pelo próprio, é a garantia de minutagem ao elenco. A comissão técnica visa manter todos os atletas em um mesmo padrão de tempo em campo, para que, no ‘auge’ da temporada, a rodagem não se torne um problema. Além disso, o técnico valoriza os jogadores obedientes taticamente.

A avaliação interna é positiva em relação ao início de trabalho do técnico. Gabriel Barbosa, principal nome do elenco, foi um dos atletas que já elogiou publicamente o técnico Paulo Sousa destacando os aprendizados neste período. A diretoria, por sua vez, segue confiante na evolução constante da comissão técnica e que os resultados virão.

Respaldado e respeitado, Paulo Sousa trabalha para carimbar o nome na história do Flamengo, deixando, principalmente, o passado para trás. Em busca de novos títulos, o técnico tem no Campeonato Carioca a possibilidade de abrir a galeria dos troféus. Já classificado às semifinais, o Rubro-Negro encara o Vasco, no domingo (06), às 16h (horário de Brasília), ainda sem local definido.

Compartilhe com os amigos

Veja também