Câmera tática e telão durante os jogos: comissão técnica de Paulo Sousa inova recursos tecnológicos no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Equipamentos de última geração são utilizados diariamente para ajustar orientações junto ao elenco

Há exatos dois meses, Paulo Sousa foi apresentado pelo Flamengo. O tempo pode até parecer pouco, mas as mudanças desde a chegada do português são significativas. O novo comandante movimentou os bastidores do Ninho do Urubu, no entanto, não se restringiu somente a isso e inovou, também, na rotina do dia do jogo.

Agora, durante as partidas, a comissão técnica utiliza uma câmera tática e um telão para ajustar as orientações junto ao elenco. As implementações, inclusive, são semelhantes ao que é utilizado no dia-a-dia no CT, visto que um dos primeiro pedidos de Paulo Sousa foi a instalação do telão no Ninho do Urubu.

Trazendo para a rotina de jogo, o telão é a função ‘principal’ de Cosimo Cappagli, analista de desempenho de Paulo Sousa, auxiliado por dois analistas do Flamengo. O material chega ao estádio horas antes da bola rolar e é utilizado pelo técnico durante a preleção e orientações no início da partida – apesar de já ter sido utilizado em papos durante o intervalo.

A utilização da câmera tática, por sua vez, é que tem de mais diferente. Manuel Cordeiro e Victor Sánchez, auxiliares de Paulo Sousa, assistem à partida em tempo real por um ângulo diferente com o auxílio do equipamento. A câmera está posicionada no ponto mais alto do estádio e é operada pelos dois analistas citados anteriormente e por Cosimo Cappagli.

Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!

A tecnologia utiliza um programa de última geração que, por ter uma imagem bem ampla do alto, consegue captar a movimentação da defesa, do meio e do ataque – de forma simultânea. Dessa forma, com os olhos espalhados por todos os lugares, Paulo Sousa recebe auxílio dos membros da comissão técnica para, então, acertar o que for necessário no Flamengo ao longo da partida. As informações foram detalhadas pelo Ge, e confirmadas pela reportagem do Coluna do Fla.

Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!

Com recursos à la Europa, o Flamengo de Paulo Sousa busca o caminho para convencer a torcida, que, por muitas vezes, questiona a nova comissão técnica. O próximo compromisso da equipe é contra o Bangu, no sábado (12), às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã – jogo que marca a estreia do novo treinador no estádio, além de ser a primeira partida com gramado híbrido.

Compartilhe com os amigos

Veja também