Após longa recuperação, Rodrigo Caio se aproxima de estreia na temporada

Compartilhe com os amigos

Camisa 3 viveu momentos difíceis após cirurgia e passa por processo minucioso de transição


Nesta semana, após mais de quatro meses, Rodrigo Caio voltou à trabalhar com o restante do grupo no Ninho do Urubu. Depois da final da Libertadores, o zagueiro passou por artroscopia no joelho e, desde então, ficou em minucioso processo de recuperação. O problema, inclusive, escalou até uma infecção nos pontos da cirurgia que, novamente, atrasou o retorno do camisa 3. Mesmo assim, o defensor tem tudo para retornar ainda neste mês.

No momento, Rodrigo Caio é monitorado por diversos profissionais no clube. Assim que os níveis de esforço, velocidade, explosão e condicionamento retornarem ao padrão, ele será liberado para estrear pelo Mengão em 2022. Como mencionado, após longo período, o defensor finalmente poderá retornar aos gramados com o Manto Sagrado. E o processo não foi nada fácil, visto que o Xerife passou por três meses de cauteloso processo de recuperação.

O Processo:

Primeiro, o camisa 3 passou pela artroscopia no joelho, mas o processo cirúrgico rendeu mais problemas. Isso porque, Rodrigo sofreu com uma infecção em um dos pontos e teve de realizar processo de lavagem e cuidados minuciosos no local. A artrite séptica fez com que o zagueiro tivesse que se submeter à antibióticos intravenosos, que causaram perda de peso e massa muscular. Com 8kg a menos que o ideal, o Xerife da Nação teve de recuperar o equilíbrio clínico, antes de entrar especificamente na recuperação do joelho.

Os médicos do Flamengo identificaram o problema maior desde cedo e reequilibraram a ‘pessoa’, antes de focar especificamente no problema físico. Durante o processo, o defensor recuperou a flora intestinal e perdeu sintomas como náusea e perda de fome. A partir daí, Rodrigo conseguiu retornar ao peso ideal e ‘passar de fase’ na recuperação. Para ter uma noção de tempo, a meta só foi atingida no fim de março. As informações são do ‘Globo Esporte’.

Após se mostrar clinicamente curado, Rodrigo Caio teve de focar em atividades de múltiplos setores do departamento médico. Entre fisioterapia, preparação física e outros, os riscos de novas lesões foram minimizados e o zagueiro passou por todo o processo sem sofrer incômodos musculares. A parte nutricional do período também teve participação crucial, visto que melhorou o déficit calórico do atleta. Além disso, o camisa 3 alternou entre trabalhos dentro e fora da academia, a fim de melhorar a consciência neuromuscular.

Sequência da temporada

Com Rodrigo Caio ‘mais leve’, o Mais Querido se empolga com o retorno da zaga titular. Isso porque, além do Xerife da Nação, o recém contratado Pablo também tem expectativa de volta ainda para este mês. O ex-Lokomotiv de Moscou (RUS), inclusive, é cotado para estar entre os relacionados da partida deste domingo (17), contra o São Paulo. O duelo acontecerá às 16h (horário de Brasília), no Maracanã e contará com transmissão do Coluna do Fla, no YouTube.

Compartilhe com os amigos

Veja também