Clubes brasileiros começaram bem a competição mais importante da América
Na última quinta-feira (14), a segunda rodada da Libertadores terminou. Agora, a fase de grupos do torneio continental ganhará um hiato de duas semanas, antes de retornar à todo vapor. Nesse período, as equipes envolvidas no certame poderão pensar no desempenho apresentado, corrigir o que deve e manter o que está bom. Isso porque, com dois jogos disputados, já é possível ter uma ideia dos favoritos às vagas no mata-mata da competição.
Grupos A, B, C e D:
No Grupo A, a situação do Palmeiras é bastante confortável. O Alviverde tem 100% de aproveitamento no certame e lidera com facilidade, seguido por Emelec (EQU), com dois pontos, Deportivo Táchira (VEN) e Independiente Petrolero (BOL), ambos com um. Já no B, mais um brasileiro está na zona de classificação: o Athletico-PR. O Rubro-Negro de Curitiba está em segundo lugar, com quatro pontos, e fica atrás do Libertad (PAR) no saldo de gols. Caracas (VEN) e The Strongest (BOL) anotaram um ponto cada.
No C, Red Bull Bragantino e Estudiantes (ARG) pularam na frente em relação à Nacional (URU) e Vélez Sarsfield (ARG). À exemplo do que aconteceu no Grupo B, as equipes de Bragança Paulista e La Plata possuem quatro pontos e dividem a liderança, enquanto os rivais estacionaram na marca de um. Por fim, o Grupo D segue a mesma configuração: Atlético-MG e Independiente Del Valle (EQU) com campanhas de uma vitória e um empate, enquanto América-MG e Tolima (COL) possuem apenas uma igualdade no certame.
Grupos E, F, G e H:
O Grupo E, certamente, é o mais equilibrado desta edição da Libertadores até o momento. Corinthians, Boca Juniors (ARG), Deportivo Cali (COL) e Always Ready (BOL) acumulam três pontos cada e a ordem das posições fica por conta do saldo de gols. Em compensação, o F é o mais desequilibrado atualmente. Enquanto River Plate (ARG) e Colo-Colo (CHI) possuem 100% de aproveitamento, Fortaleza e Alianza Lima (PER) ainda não somaram pontos. A equipe argentina leva vantagem no saldo de gols.
No Grupo G, a situação é um pouco mais equilibrada também. O Cerro Porteño (PAR) lidera o certame com quatro pontos e vê seu arquirrival, Olimpia, na lanterna com apenas um. Penãrol (URU) e Colón (ARG) emplacaram uma vitória e uma derrota até o momento. O H tem o Flamengo como franco favorito, visto que a equipe de Paulo Sousa é mais uma que tem pontuação perfeita. Talleres (ARG) e Universidad Católica (CHI) emplacam um triunfo e um revés, quanto o Sporting Cristal (PER) ainda não pontuou.
Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!
Como mencionado, após o término da segunda rodada, a Libertadores viverá um hiato de duas semanas antes de retornar à ativa. O Flamengo, por exemplo, só entra em campo pela competição continental no dia 28 de abril (quinta-feira), diante da Universidad Católica, no Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. A partida contará com transmissão do Coluna do Fla, no YouTube.