Rubro-Negro entra em campo a cada 3,1 dias, em média, e elenco vem apresentando desgaste físico e psicológico
Por Aguinaldo Junior
O Flamengo tem sido muito cobrado por conta da irregularidade apresentada nos últimos jogos. O desempenho não agrada, seja críticos da imprensa ou grande parte da torcida. Entretanto, é importante citar a elevada sequência de partidas do Rubro-Negro desde o confronto de ida da final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense.
Passaram-se 35 dias, do primeiro cotejo diante do Tricolor carioca a até o empate de 2 a 2 com o Talleres (ARG), nessa quarta-feira (04). Neste período, o time de Paulo Sousa não teve brecha no calendário e atuou em todo meio e final de semana, sendo uma partida disputada a cada 3,1 dias, em media.
No período citado, o Flamengo entrou em campo 11 vezes, contra: Fluminense (2x), Sporting Cristal-PER, Atlético-GO, Talleres-ARG (2x), São Paulo, Palmeiras, Athletico-PR, Universidad Católica-CHI e Altos-PI. Destas pelejas, sete foram como visitantes, sendo seis fora do Rio de Janeiro, com viagens exaustivas para Peru, Goiânia, Curitiba, Chile, Piauí e Argentina.
Confira sequência de jogos:
Flamengo 0x2 Fluminense – 30/03, Ida da final do Campeonato Carioca
Fluminense 1×1 Flamengo – 02/04, Volta da final do Campeonato Carioca
Sporting Cristal (PER) 0x2 Flamengo – 05/04, Libertadores da América
Atlético-GO 1×1 Flamengo – 09/04, Campeonato Brasileiro
Flamengo 3×1 Talleres (ARG)- 12/04, Libertadores da América
Flamengo 3×1 São Paulo – 17/04, Campeonato Brasileiro
Flamengo 0x0 Palmeiras – 20/04, Campeonato Brasileiro
Athletico-PR 1×0 Flamengo – 23/04, Campeonato Brasileiro
Universidad Católica (CHI) 2×3 Flamengo – 28/04, Libertadores da América
Altos-PI 1×2 Flamengo – 01/05, Ida da terceira fase da Copa do Brasil
Talleres (ARG) 2×2 Flamengo – 04/05, Libertadores da América
Percebe-se, ainda, que o Flamengo vem de quatro jogos seguidos como visitantes. O Rubro-Negro, com isso, fez as seguintes viagens: Rio de Janeiro-Curitiba, Curitiba-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-Chile, Chile-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-Piauí, Piauí-Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-Argentina e, a última, Argentina-Rio de Janeiro.
As locomoções citadas, vale frisar novamente, foram feitas com o time entrando em campo a cada 3,1 dias, em média. A alta rotatividade de viagens, com pouco tempo de descanso, e a frequência de partidas decisivas, ajuda a explicar, também, o alto índice de lesões musculares no elenco. Pedro e Pablo serão reavaliados nesta sexta-feira (06), após ambos sentirem incômodos no duelo com o Talleres.
As viagens e os jogos em sequência longe do Rio de Janeiro não terminaram. Afinal, o Flamengo entrará em campo mais uma vez distante do território carioca, apesar de ser mandante dessa vez. O clássico com o Botafogo acontecerá no Mané Garrincha, no Distrito Federal, pois o Maracanã está fechado para a troca do gramado. O confronto terá início às 11h (horário de Brasília) de domingo (08), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.