Tolima cobra respeito de torcedores antes de jogo contra o Flamengo; confira

Compartilhe com os amigos

Clube colombiano também faz alerta sobre cânticos preconceituosos


Tolima (COL) e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (29), em jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Tendo em vista os recorrentes e recentes casos de racismo e xenofobia nos estádios palcos de partidas sul-americanas, o clube colombiano cobrou respeito de todas as pessoas envolvidas no duelo. Nas redes sociais, a equipe também fez um alerta sobre cânticos preconceituosos.

VEJA COMUNICADO DO TOLIMA:

“Em Ibagué, o futebol é vivido com respeito. Respeito às autoridades, à logística, a normas de segurança, a filas, a escadas, a corredores de acesso e a todos os protagonistas do jogo: árbitros e jogadores. Canções racistas ou discriminatórias de qualquer tipo não são permitidas”, diz a publicação.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!



Mesmo se tratando do século 21, muitos episódios racistas e preconceituosos estão marcando presença na atual edição da Libertadores, por exemplo. O capítulo mais recente aconteceu na noite da última terça-feira (28). Na Neo Química Arena, em São Paulo, o Corinthians recebeu o Boca Juniors (ARG), em jogo de ida das oitavas de final da competição continental. Na torcida do clube visitante, dois torcedores argentinos imitaram macacos e um até fez saudação nazista em direção aos corinthianos.

O próprio Flamengo também já foi vítima de racismo na Libertadores. Em partida da fase de grupos, um adepto da Universidad Católica (CHI), também imitou macaco, em Santiago, e outros atacaram objetos em direção dos flamenguistas presentes no Estádio San Carlos de Apoquindo. Assim, o ato racista foi acompanhado também de violência física.

Justamente para tentar barra qualquer tipo de desrespeito e preconceito, o Tolima fez o alerta antes do jogo contra o Flamengo começar. Vale lembrar que o Rubro-Negro encara o clube colombiano às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (29), em jogo de ida das oitavas de Libertadores. Em Ibagué, o Fla tem a missão de conquistar um resultado positivo e ganhar vantagem para o duelo de volta, que acontece na próxima quarta (06), no Maracanã.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Mentira! Pode sim chamar todo time e torcedores do Flamengo de Macaco, além de cantar hinos homofóbicos. Tá tudo liberado, desde que o juiz não coloque na súmula, como é de praxe em jogos do Flamengo, em que os juízes trabalham com perda temporária de audição e os olhos ficam o tempo inteiro focados pra dentro de campo.

Comentários não são permitidos.