Coluna do Fla homenageia penta brasileiro do Flamengo com narração histórica de 92; assista

Compartilhe

Rubro-Negro derrotou o Botafogo na grande final


Nesta terça-feira (19), o Flamengo completou 30 anos do pentacampeonato Brasileiro, conquistado em 19 de julho de 1992. Naquela edição da Série A, o Fla fez uma boa primeira fase e passou bem pela segunda, mas o melhor ficou guardado para a final, no clássico carioca diante do Botafogo. Depois do atropelo de 3 a 0 da ida, o 2 a 2 da volta só confirmou o troféu para o Mais Querido, no Maracanã de 122.001 torcedores presentes, com direito a golaço de falta do “Maestro” Júnior.

ASSISTA À NARRAÇÃO HISTÓRICA DO COLUNA DO FLA:

RELEMBRE A CAMPANHA DO PENTA RUBRO-NEGRO

Grande parte da geração do Flamengo da década de 80 já havia parado. Uma nova leva de garotos, então, surgiu em 90 para tentar manter o Rubro-Negro no primeiro escalão nacional. Foi aí que apareceram Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho, Junior Baiano, Piá e Nélio como esperança da torcida. Para equilibrar a rodagem, o técnico Carlinhos pediu mais experiência. O goleiro Gilmar Rinaldi, o zagueiro Gottardo, o meia Zinho e o atacante Gaúcho foram chamados, além, é claro, do Maestro Júnior, aos 38 anos de idade.

Com uma equipe equilibrada entre juventude e experiência, o Flamengo avançou e foi ganhando corpo a cada jogo. Na primeira fase, onde os 20 times se enfrentaram entre si em turno único, o Rubro-Negro ficou na quarta posição, tendo 24 pontos (oito vitórias, seis empates e cinco derrotas) — o triunfo valia dois pontos.

Na segunda fase, o Flamengo ficou no Grupo 1, com Vasco, São Paulo e Santos. Então, com jogos de ida e volta, o Rubro-Negro somou sete pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas) e se classificou para a final do Brasileirão. Foi aí que o grande clássico carioca ficou responsável em definir o campeão do Brasil.

Em 12 de julho, o Flamengo atropelou o Botafogo no jogo de ida, com um 3 a 0 arrasador: Júnior, Nélio e Gaúcho marcaram no Maracanã lotado, com 102.547 pessoas presentes. Na volta, em 19 de julho, o Fla seguiu com o ímpeto lá em cima e abriu vantagem com Júnior e Júlio César, mas Pichetti e Valdeir empataram para o Alvinegro. O placar de 2 a 2, também no Maraca, garantiu o pentacampeonato do Mengão, sob 122.001 torcedores.

Notícias recentes

  • Destaque

Ex-Flamengo, Ronaldinho volta ao futebol aos 46 anos e mira gol 300

Ronaldinho Gaúcho vai jogar na terceira divisão da Itália Ronaldinho Gaúcho está de volta ao…

21/08/2026
  • Destaque

Flamengo demite diretor do Maracanã após críticas de Léo Pereira ao gramado

Severiano Braga não segue na equipe que cuida do Maracanã O Flamengo decidiu demitir Severiano…

21/08/2026
  • Destaque

Simon Ledo sobre Palmeiras x Vasco, no Brasileirão: “A promiscuidade está escancarada”

Palmeiras x Vasco se enfrentam neste domingo (23), pelo Brasileirão Aval bancário, fotos dos presidentes…

21/08/2026
  • Destaque

Texaco processa Flamengo e cobra R$ 1,5 milhão após acordo com Lubrax

Texaco exige exclusividade O Flamengo enfrenta uma disputa judicial com a Texaco após a empresa…

21/08/2026
  • Destaque

Vasco vai à Justiça contra o Flamengo para garantir jogo no Maracanã e sai derrotado

Consórcio Fla-Flu barrou pedido do Vasco para jogar no Maracanã na quarta-feira (26) O Vasco…

21/08/2026
  • Destaque

Léo Pereira está fora de jogo do Flamengo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão

Zagueiro passa por controle de carga e não viajou a Belo Horizonte Apesar de o…

21/08/2026