Nesta terça-feira (19), o Flamengo completou 30 anos do pentacampeonato Brasileiro, conquistado em 19 de julho de 1992. Naquela edição da Série A, o Fla fez uma boa primeira fase e passou bem pela segunda, mas o melhor ficou guardado para a final, no clássico carioca diante do Botafogo. Depois do atropelo de 3 a 0 da ida, o 2 a 2 da volta só confirmou o troféu para o Mais Querido, no Maracanã de 122.001 torcedores presentes, com direito a golaço de falta do “Maestro” Júnior.
Grande parte da geração do Flamengo da década de 80 já havia parado. Uma nova leva de garotos, então, surgiu em 90 para tentar manter o Rubro-Negro no primeiro escalão nacional. Foi aí que apareceram Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho, Junior Baiano, Piá e Nélio como esperança da torcida. Para equilibrar a rodagem, o técnico Carlinhos pediu mais experiência. O goleiro Gilmar Rinaldi, o zagueiro Gottardo, o meia Zinho e o atacante Gaúcho foram chamados, além, é claro, do Maestro Júnior, aos 38 anos de idade.
Com uma equipe equilibrada entre juventude e experiência, o Flamengo avançou e foi ganhando corpo a cada jogo. Na primeira fase, onde os 20 times se enfrentaram entre si em turno único, o Rubro-Negro ficou na quarta posição, tendo 24 pontos (oito vitórias, seis empates e cinco derrotas) — o triunfo valia dois pontos.
Na segunda fase, o Flamengo ficou no Grupo 1, com Vasco, São Paulo e Santos. Então, com jogos de ida e volta, o Rubro-Negro somou sete pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas) e se classificou para a final do Brasileirão. Foi aí que o grande clássico carioca ficou responsável em definir o campeão do Brasil.
Em 12 de julho, o Flamengo atropelou o Botafogo no jogo de ida, com um 3 a 0 arrasador: Júnior, Nélio e Gaúcho marcaram no Maracanã lotado, com 102.547 pessoas presentes. Na volta, em 19 de julho, o Fla seguiu com o ímpeto lá em cima e abriu vantagem com Júnior e Júlio César, mas Pichetti e Valdeir empataram para o Alvinegro. O placar de 2 a 2, também no Maraca, garantiu o pentacampeonato do Mengão, sob 122.001 torcedores.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…