Competição será iniciada no dia 15 de outubro
Nesta quinta-feira (11), o Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu que a temporada 2022/2023 do Novo Basquete Brasil (NBB) terá a presença de 17 times. A grande novidade na lista de equipes do campeonato nacional está por conta do retorno do São José Basketball e pela ausência Mogi Basquete, que pediu realizou um pedido de licença para a 15ª edição do torneio.
Vale destacar que o início do Novo Basquete Brasil será realizado no dia 15 de outubro (sábado), com o Franca defendendo o título. No entanto, os clubes que irão disputar a competição nacional ainda não receberam o calendário das partidas, mas a LNB relatou que a expectativa é de que os duelos sejam divulgados ainda neste mês de agosto.
Na temporada 2021/2022, o Flamengo passou perto de conquistar mais um título do NBB. Contudo, a equipe de Franca foi superior na série final e derrotou o Orgulho da Nação por 3 a 1, conquistando o inédito troféu da competição nacional. Desta forma, o Mais Querido busca retomar a hegemonia no país com o retorno da competição, a partir do dia 15 de outubro.
A pré-temporada do Flamengo será iniciada na próxima segunda-feira (15), mas terá ausências importantes nos primeiros treinos da equipe. Os atletas José Vildoza, Gui Deodato, Gabriel Jaú, Rafael Mineiro e Rafael Hettsheimeir foram pré-convocados para disputarem as Eliminatórias para o Mundial e a Copa América. Além disso, Gustavo De Conti, técnico da Seleção Brasileira, Diego Jeleilate, diretor de basquete masculino, Bruno Nicolaci, preparador físico da equipe, e Fred Santos, treinador de habilidades e fundamentos, também serão desfalques no Rubro-Negro.