Mundial de Clubes 2022 tem China como candidata à sede

Compartilhe com os amigos

Disputa está prevista para acontecer no início de 2023


O Flamengo chegou às semifinais da Libertadores, após ter vencido o Corinthians, por 3 a 0 no placar agregado. Agora, ao lado de Palmeiras, Athletico-PR e Vélez (ARG), também classificados, o Mais Querido tem a chance de participar do Mundial de Clubes, campeonato que une os campeões de seis confederações continentais. A FIFA, responsável pelo torneio, está em busca do país que irá sediar a edição de 2022 e tem a China como grande candidata.

A FIFA depende do fim dos campeonatos das confederações continentais para escolher a data do Mundial. Com uma mudança no sistema de disputa da Liga dos Campeões da Ásia, devido a Copa do Qatar, a entidade internacional precisará realizar o Mundial de Clubes no início de 2023. E para poder coincidir com as novas datas das competições de times japoneses e sul-coreanos, a China se tornou uma das principais candidatas à sede, por estar alinhada aos calendários dos países envolvidos nas modificações.

Saiba como lucrar com vitórias do Flamengo!

A final da competição que engloba a Ásia Ocidental, será apenas em 10 de fevereiro de 2023. Assim, a FIFA não conseguirá realizar o Mundial de Clubes no início do segundo mês do ano, data que era considerada ideal, já que o representante asiático não teria sido definido. A Federação tem a opção de fazer o evento em março, mas o confronto das oitavas de final da Liga dos Campeões gera receio, por ter a chance de envolver o Real Madrid (ESP), o representante da Europa no Mundial. O provável é que a decisão final sobre os dias do campeonato mundial seja divulgada até meados de setembro.

O Mundial de Clubes, em suas duas últimas edições, aconteceu em fevereiro do ano seguinte, devido aos atrasos nos calendários de futebol ocorridos por causa da pandemia de covid-19. Em 2022, o motivo do atraso é a Copa do Mundo do Qatar, que obrigará o grande evento a ser em 2023 e não em dezembro do ano atual, como costumava acontecer desde 2005.

Compartilhe com os amigos

Veja também