BAP justifica pedido na mudança de local da final da Libertadores

Compartilhe com os amigos
Dirigente sugere estádio fora da América do Sul

A final da Copa Libertadores da América está marcada para ser disputada no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, do Barcelona (EQU), no Equador. A decisão entre Flamengo e Athletico Paranaense tem movimentado as redes sociais, e assuntos como falta de hospedagem e passagens caras têm aborrecido torcedores. Em contato com o Coluna do Fla, o Presidente do Conselho de Administração do Rubro-Negro, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, justificou o pedido de mudança da cidade para o confronto derradeiro da Liberta.

— Local de fácil acesso, com muitas opções de transporte, com rede hoteleira no mínimo do tamanho da capacidade do estádio. Vamos receber 15 mil ingressos, o adversário também. Patrocinadores, idem. Onde esse povo vai ficar? O torneio inteiro é disputado na região. A final, deve ser em um local neutro, não? Fora da região resolveria-se este ponto. Penso que daria ainda mais viabilidade a um torneio que já é um enorme sucesso – afirmou o dirigente.

Já em entrevista ao GE, BAP afirmou que não se trata de crítica à cidade de Guayaquil, mas sim uma priorização à internacionalização da competição mais importante da América do Sul. Dirigente do Flamengo desde 2013, afirma que a melhor fórmula para próximas decisões da Libertadores é tirá-la do continente sul-americano.

— Independentemente dessa decisão, acredito que a Libertadores deveria se internacionalizar mesmo. O mundo veria a final do maior torneio do continente! A atratividade do produto seria muito maior. O futebol sul-americano sendo levado para todo o mundo – disse. 


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!



O local da decisão do dia 29 de outubro, estádio do Barcelona de Guayaquil, tem capacidade para 59 mil pessoas. No entanto, a cidade possui apenas 12.602 vagas de hospedagem, de acordo com o Censo Econômico do Equador. Situação parecida com a final do ano passado, em Montevidéu, no Uruguai.

Assim, as próprias autoridades do município começaram a tratar assuntos como falta de hospedagem para a data do evento, por conta da alta procura e baixa estrutura da cidade. Além disso, Guayaquil entrou em estado de emergência por conta da violência, o que gerou inclusive especulações sobre a mudança de local da final.

A possibilidade de mudança de sede da final da Libertadores de 2022 tem surgido desde o início do ano por inúmeros motivos. BAP, defendendo troca da decisão para outros países, questionou nesta sexta-feira (09) por meio de redes sociais: “Por que não levar a final da Libertadores para cidades como Miami, Orlando, Dallas, Lisboa ou Madrid, por exemplo, onde há estádios maiores, abundância de voos e hotéis?”.

Horas mais tarde, o dirigente do Fla ainda completou: “Para quem acha elitista, vejam aí o preço do ingresso, das passagens aéreas e de hotéis em Guayaquil para o período da final. Isto se conseguirem. Mais caro que nos lugares que citei”.

Desde 2019, quando o Mais Querido se consagrou bicampeão, as decisões da Libertadores são realizadas em partida única, com local estabelecido no início da temporada. Antes disso, a finalíssima era dividida em jogos de ida e volta, com os dois finalistas tendo a chance de levar a partida ao seu estádio.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quando o Flamengo fez 4 a 0, já fui olhar passagens para a final. 5600 reais. Desisti de cara. Imagina hotel. Se não tiver hotel para receber tanta gente, qual o motivo dessa final acontecer lá? Fora essa escalada de violência. BAP está coberto de razão.

  • Passagens de ida e volta SP – Guayaquil – SP, estão 2 mil reais mais caras do que SP – Miami – SP. Absurdo.
    …. e tudo nos EUA é melhor e possivelmente mais barato.
    BAP tem razão!!!

  • DURANTE A TRANSMISSÃO DO JOGO NA QUARTA-FEIRA, TINHA RADIALISTAS DA EMISSORA QUE ACOMPANHO O JOGO, COMENTANDO QUE JÁ TINHA GARANTIDO SUA PASSAGEM E UM PAGOU 13 E O OUTRO 16 MIL, SEM HOSPEDAGEM…

  • Não faz sentido uma libertadores da América ser disputada na Europa…

    Coloca dois jogos como era anteriormente e esse problema acaba.

  • Tem é que acabar com essa histórica de jogo único.

  • BAP tem toda razão! Por exemplo, viajar dentro do Brasil tá mais caro que viajar para o Caribe e ainda tem hospedagem e tudo mais. TEM QUE INTERNACIONALIZAR A LIBERTA para ter ainda mais visibilidade nosso futebol.

  • É um babaca falar pra fazer nos Estados Unidos o jogo, torcida acompanha no Brasil ano todo pra nao poder ver a final, eu moro em Portugal. mais penso pelos torcedores que vivem no Brasil, essa gestão é otima com dinheiro mais com ser humano sao horríveis.

Comentários não são permitidos.