Conmebol descarta mudança e confirma final da Libertadores em Guayaquil

Compartilhe com os amigos

Hipótese sobre alteração no palco da decisão sequer foi debatida pelo Conselho


29 dias separam Flamengo e Athletico-PR da grande final da Copa Libertadores da América. Com pouco tempo para a decisão, na última quinta-feira (29), foi-se levantada a hipótese de mudança na sede – do Equador para Uruguai ou Argentina. No entanto, em reunião realizada nesta sexta-feira (30), o Conselho da Conmebol garantiu a realização da partida em Guayaquil.

Para a reunião desta sexta-feira (30), a Conmebol sequer cogitava falar sobre a final da Libertadores, mas integrantes do Conselho da entidade fizeram questão de se pronunciar sobre os rumores acerca de uma possível mudança na sede, ocasionados pelo aumento da onda de violência em Guayaquil. Apesar da situação instável no país, os compromissos de segurança foram assinados e serão cumpridos pelo Governo do Equador.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Durante a semana, dirigentes da Conmebol foram consultados sobre a possível mudança, mas em nenhum momento deixaram dúvidas sobre a disputa da finalíssima da Libertadores em Guayaquil. Reservadamente, responsáveis pela organização da decisão questionavam a viabilidade de alterar a sede da partida a um mês de sua realização e, principalmente, após o início da venda de ingressos.

Conforme citado, os rumores aumentaram devido à onda de violência que atinge o Equador, que seria motivada por disputas de território entre quadrilhas de narcotraficantes. No entanto, no dia 12 de setembro, o Governo estendeu por mais um mês o chamado ‘Estado de Exceção de Guayaquil’, que permite as Forças Armadas a atuarem em conjunto com a polícia no combate aos crimes.

É bom destacar que, quando a Conmebol confirmou a sede da final da Copa Libertadores da América em Guayaquil, representantes da entidade e autoridades do Equador assinaram um acordo que assegurava todo investimento necessário por parte do governo para a realização da decisão entre Flamengo e Athletico-PR, dia 29 de outubro. 

Compartilhe com os amigos

Veja também