Flamengo pode se juntar a grupo seleto de campeões invictos da Libertadores

Compartilhe com os amigos

Rubro-Negro não foi derrotado na competição continental e, caso vença torneio, será campeão invicto


O Flamengo é bicampeão da Libertadores da América (1981 e 2019), mas a campanha dos dois títulos tem chance de ser superada em 2022. Isso porque, este pode ser o primeiro e, até então, único título do torneio continental invicto, ou seja, sem ser derrotado.

Caso consiga ser campeão invicto, o Flamengo se une a seleto grupo de seis equipes que conseguiram alcançar este feito: Peñarol (URU), Santos, Independiente (ARG), Estudiantes (ARG), Boca Juniors (ARG) e Corinthians. Até então, o Rubro-Negro disputou 12 partidas, com 11 vitórias e um empate.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Campeões invictos da Libertadores:
1960: Peñarol (3 vitórias e 3 empates)
1963: Santos (3 vitórias e 1 empate)
1964: Independiente (6 vitórias e 1 empate)
1969: Estudiantes (4 vitórias)
1970: Estudiantes (3 vitórias e 1 empate)
1978: Boca Juniors (4 vitórias e 2 empates)
2012: Corinthians (8V e 6 empates)
*2022: Flamengo tem 11 vitórias e 1 empate
*Edição ainda não finalizada

Importante citar que o Estudiantes foi o único time, por enquanto, que conseguiu ser campeão invicto em duas oportunidades e de maneira seguida: 1969 e 1970, com quatro triunfos no primeiro ano e três vitórias e um empate na segunda oportunidade. O Corinthians, por outro lado, foi o mais recente: em 2012, vencendo oito partidas e empatando seis vezes.

Antes do Corinthians, em 2012, o último que tinha conseguido ser campeão invicto havia sido o Boca Juniors, em 1978, com quatro vitórias e dois empates. Por isso, é considerado um feito gigante do Flamengo caso consiga entrar para o seleto grupo de times que conquistaram a Libertadores da América sem ser derrotado.

O Athletico-PR, adversário do Flamengo na final única da Libertadores, não conseguirá entrar para o seleto grupo, pois já perdeu dois jogos na Libertadores da América desta temporada. A equipe paranaense ainda venceu seis duelos e empatou quatro partidas na competição continental, obtendo 61% de aproveitamento nesta edição, enquanto o Mengão tem 94,4%.

Com campanhas distintas na competição, mas finalistas, Flamengo e Athletico-PR entram em campo às 17h (horário de Brasília) deste sábado (29). A partida será disputada no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. O time que vencer o cotejo garante o troféu da Libertadores da América. Em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão vai para a prorrogação. Se persistir a igualdade, pênaltis.

Compartilhe com os amigos

Veja também