Federação do Rio define regulamento e premiação do Campeonato Carioca

Compartilhe com os amigos

Campeonato Carioca começa no dia 14 de janeiro


A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) revelou, nesta sexta-feira (11), o regulamento do Campeonato Carioca 2023. Sem grandes novidades, a competição terá a mesma fórmula dos últimos anos. Serão 12 times, com todos se enfrentando em turno único, e os quatro primeiros se classificando para as semifinais. A confirmação das regras e das rodadas ocorreu durante reunião do Conselho Arbitral.

Assim como nas últimas temporadas, o líder da primeira fase será declarado campeão da Taça Guanabara, e este vai enfrentar o quarto colocado na semifinal. Consequentemente, segundo e terceiro se encaram, no sistema ida e volta, com vantagem para os melhores colocados em caso de igualdade no placar agregado. Na final, não há benefícios, e empate leva a decisão para os pênaltis.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


O Flamengo fará a estreia na competição no fim de semana de 14 ou 15 de janeiro, com dia a ser definido em breve pela Ferj. O adversário será a Portuguesa, da Ilha do Governador. O duelo terá mando de campo do Rubro-Negro. Já os clássicos estão marcados para a reta final da Taça Guanabara, pelas 9a, 10a e 11a rodadas, contra Botafogo, Vasco e Fluminense, respectivamente.

Na questão de premiação, campeão e vice terão direito ao dinheiro a ser pago pela Ferj. Os valores não foram definidos, mas, de acordo com o diretor de competições da Ferj, Marcelo Viana, será dividido entre 6 e 8 milhões de reais para os dois primeiros colocados. Ao todo, o Campeonato Carioca terá 12 clubes: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Resende, Audax-RJ, Madureira, Boavista, Bangu e Volta Redonda.

Enquanto o primeiro compromisso oficial de 2023 não chega, o Flamengo encerra 2022 neste sábado (12), contra o Avaí, pela 38a e última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá Maracanã lotado, com mais de 60 mil pessoas, para as despedidas de Diego Ribas e Diego Alves do clube. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também