Oito atletas foram campeões mundiais pela Seleção Brasileira como jogadores do Flamengo
O Brasil largou bem na caminhada rumo ao hexacampeonato, com a vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, nesta quinta-feira (24). Os dois representantes do Flamengo na delegação, Everton Ribeiro e Pedro, poderão entrar em um seleto grupo caso a Seleção consiga a sexta estrela. Apenas oito jogadores foram campeões mundiais com a Amarelinha como atletas do Rubro-Negro.
Dos cinco títulos do Brasil, apenas em 1962 não houve atletas do Flamengo. Em 1958, na Suécia, Zagallo, Joel, Dida e Moacir representaram o Mais Querido. Na Copa de 70, no México, Brito e Paulo César Caju eram jogadores rubro-negros na competição. Na campanha do tetra, o goleiro Gilmar Rinaldi defendia as cores do Mengão no torneio disputado nos Estados Unidos. Por fim, no penta, na Coreia do Sul e Japão, Juninho Paulista foi o último do Fla campeão.
Se Everton Ribeiro e Pedro ainda não conseguiram entrar no seleto grupo de campeões do mundo, a convocação da dupla garantiu uma quebra de tabu. Desde 2010 o Flamengo não tinha um jogador em Copa do Mundo. O último havia sido o meio campo Kleberson. No total, o Rubro-Negro teve 35 jogadores chamados na história da competição.
Os dois atletas do Flamengo também podem quebrar outra marca. Um atleta do clube não marca gol em Copa do Mundo desde 1986, com o Doutor Sócrates. No total, foram 18 tentos: sete de Leônidas, cinco de Zico, dois de Sócrates e Moderato, e um de Zagallo e Júnior.
O Brasil volta a campo na próxima segunda-feira (28), contra a Suíça, às 13h (horário de Brasília). Everton Ribeiro e Pedro, que não foram utilizados na estreia, aguardam por oportunidades na partida. Caso a Seleção confirme a vitória, praticamente garante a classificação para as oitavas de final do Mundial. O time de Tite está no Grupo G, que conta ainda com Sérvia e Camarões.