Zagueiro do Flamengo revela ‘virada de chave’ após sequência de vice-campeonatos

Compartilhe com os amigos

Flamengo ficou com o vice no Brasileirão, Libertadores e Carioca no início deste ano


O Flamengo terminou esta temporada com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. Mas, no último ano, o elenco do Mais Querido completou o ano com frustrações, com os vice-campeonatos do Brasileirão e do torneio continental. Além disso, no início de 2022, o Time da Gávea também perdeu na final do Carioca para o Fluminense. O zagueiro David Luiz revelou as impressões quando chegou ao clube, em setembro de 2021, e quais foram as primeiras reações aos fracassos do grupo.

— Sou um cara muito puro, direto e sincero. Procurei ter o máximo de sensibilidade possível para entender o que era o Flamengo. Quando cheguei, fiquei totalmente em modo análise. Mais do que colocar para fora aquilo que pensava, por respeitar tudo e ter humildade. De repente, não sabia como ganhar no Brasil. Lá fora, tudo é muito quadrado e no Brasil não é. Dei meus discursos, minha análise da forma que deveria fazer, com respeito e força. No sentido de: “Eu acho isso, posso estar errado, mas penso que poderíamos melhorar em inúmeros aspectos” -, revelou o jogador, antes de completar: 

— As pessoas entenderam que eu não queria apontar algo somente por apontar. Estava tentando encontrar um caminho como todo mundo tenta. Temos inúmeros líderes dentro do Flamengo e todos têm autonomia para falar o que pensa, o que acha do momento. Falei o que achei e foi bom. Depois de um ano, vimos pela harmonia que temos e conseguimos conquistar mesmo começando um ano conturbado e de forma difícil -, disse David Luiz, em entrevista ao GE. 


Clique aqui e ganhe R$50 de bônus para jogar no galera.bet



O ano de 2021 foi frustrante para torcedores e jogadores rubro-negros. Após ser derrotado para o Athletico-PR por 3 a 0, no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil em pleno Maracanã, o Flamengo teve a oportunidade de ser campeão da Libertadores um mês depois, no dia 27 de novembro. A decisão contra o Palmeiras terminou com gol de Deyverson na prorrogação, que deixou o vice-campeonato para o Rubro-Negro com placar final de 2 a 1 para o Alviverde.

Cinco dias depois, em 02 de dezembro, o Atlético-MG venceu o Bahia em virada histórica por 3 a 2 e conquistou o Campeonato Brasileiro, com duas rodadas de antecedência, deixando o Flamengo com o segundo lugar do pódio. Em fevereiro deste ano, o Rubro-Negro perderia também para o Alvinegro mineiro nos pênaltis, levando o vice da Supercopa do Brasil. Em abril, o Mais Querido foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, e após um empate por 1 a 1, o Tricolor levou o título do Carioca.

“O QUE IMPORTA NÃO É COMO COMEÇA, MAS COMO TERMINA”

Após a sequência de vices nos campeonatos mais importantes, o Flamengo precisou focar no que vinha pela frente e esquecer das doloridas derrotas. David Luiz, um dos líderes do grupo, foi fundamental para levantar a moral do grupo, e declarou que a resiliência e a vontade de alcançar estes títulos trouxe ao time o resultado favorável nesta reta final de temporada em 2022.

— Perdemos a Supercopa, o Carioca, e lembro de uma entrevista que dei depois do jogo do Botafogo e falei: “O que importa não é como começa, mas como termina”. Ser grande no esporte é compreender o momento, o que está acontecendo, onde melhorar, e acho que conseguimos ter. A palavra resiliência virou moda, mas a compreensão de ser resiliente é de cada momento da vida. Sendo pai, começamos a entender cada vez mais e de forma mais gostosa e nítida. Com o passar dos anos no esporte também -, declarou o zagueiro de 35 anos. 

Compartilhe com os amigos

Veja também