Conheça os possíveis adversários do Flamengo no Mundial de Clubes

Compartilhe com os amigos

Flamengo enfrentará pelo menos dois adversários no Marrocos


Por: Pedro Paulo Catonho

Faltam menos de dois meses para o Mundial de Clubes da FIFA. Marcado para fevereiro de 2023, o torneio ocorrerá no Marrocos, entre os dias 1º e 11. Flamengo e mais quatro times estão garantidos na disputa, outros dois devem ser confirmados em breve pela entidade máxima do futebol. Conheça um pouco mais dos possíveis adversários do Rubro-Negro no intercontinental.

Real Madrid (ESP)
O Real Madrid garantiu a vaga para o Mundial de Clubes ao vencer a Champions League da Europa. Na final, o time espanhol bateu o Liverpool (ING), por 1 a 0, gol do Cria do Flamengo, Vinicius Júnior. Os madrilenhos já conquistaram a competição intercontinental em sete oportunidades. A última delas foi em 2018, contra Al Ain (EAU). A equipe da capital espanhola só poderá enfrentar o Rubro-Negro em uma eventual final ou em disputa de terceiro lugar.

Desempenho nos últimos dez jogos oficiais: seis vitórias, dois empates e duas derrotas.

Wydad Casablanca (MAR)
O Wydad Casablanca terá a torcida a favor, já que o torneio acontecerá no Marrocos. Como o planeta pôde acompanhar na Copa do Mundo de seleções, no Catar, o marroquino é apaixonado por futebol e a torcida empurra o time os 90 minutos, o que pode ser um diferencial para o clube. A equipe se classificou para a competição ao vencer a Champions League Africana, na final contra o Al Ahly (EGI), por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Zouheir El Moutaraji.

Desempenho nos últimos dez jogos oficiais: seis vitórias, três empates e uma derrota.

Seattle Sounders (EUA)
O Seattle Sounders foi o primeiro time a se classificar para o próximo Mundial de Clubes. O clube quebrou a sequência de mexicanos campeões da ConcaChampions, país dono de todas as taças desde 2008. Na final, os norte-americanos não tomaram conhecimento do Pumas (MEX), com vitória por 3 a 0, com dois gols de Raúl Ruidíaz e um de Nicolas Lodeiro, uruguaio com passagem pelo Botafogo.

Desempenho nos últimos dez jogos oficiais: duas vitórias, três empates e cinco derrotas.

Auckland City (NZL)
Se Flamengo e Real Madrid já têm vagas garantidas na semifinal e precisam de dois jogos para conquistar o título, o caminho do Auckland City é mais longo. Para ser campeão, terá de fazer quatro partidas, já que entra em uma fase pré aos demais participantes. O time da Nova Zelândia garantiu vaga no torneio com a conquista Champions League da Oceania. Na final, a equipe bateu, por 3 a 0, o Vénus, do Taiti. Os gols foram marcados por Cameron Howieson, Gerard Garriga Gilbert e Emiliano Tade. Uma curiosidade: o clube tem mais títulos continentais (dez) do que da ligas nacionais (oito).

Desempenho nos últimos dez jogos oficiais: oito vitórias, um empate e uma derrota.

Al Ahly (EGI) – não confirmado
A FIFA ainda não confirmou oficialmente sobre a classificação do Al Ahly, do Egito, ao Mundial. O regulamento da competição não permite dois times do mesmo país na edição do torneio. Como Marrocos será sede, e o campeão africano, o Wydad Casablanca, é do país, a vaga sobraria para o último vice-campeão continental.

A equipe egípcia disputou o intercontinental em 2022, perdendo para o Palmeiras, por 2 a 0, na semifinal, e ficando com o terceiro lugar ao golear o Al Hilal (SAU), por 4 a 0. Desempenho nos últimos dez jogos oficiais: nove vitórias e um empate.

Al Hilal (SAU) – não confirmado
O grande problema da FIFA no momento é para definir o representante asiático no Mundial de Clubes. Como a Champions League do continente ainda não acabou, está em aberta essa última vaga. A final da competição está marcada para o fim de fevereiro.

A tendência é que o Al Hilal (SAU), campeão da última edição da Liga dos Campeões da Ásia, seja convidado pela FIFA. O time conta com um ex-rubro-negro no elenco, o atacante Michael. O jogador, inclusive, marcou um golaço nesta quarta-feira (21), pela liga local. Desempenho nos últimos dez jogos oficiais: seis vitórias, dois empates e duas derrotas.

Tabela
A FIFA ainda não divulgou oficialmente a tabela do Mundial de Clubes, mas alguns pontos são certos: Flamengo e Real Madrid estreiam na semifinal e não se enfrentam logo de cara; e a abertura do torneio é realizada pelo representante da Oceania contra o dono da casa (que, neste caso, como o anfitrião Wydad foi campeão continental, a vaga deve ser preenchida pelo Al Ahly.

O Flamengo estreia no dia 7 ou 8 de fevereiro, na semifinal. A sonhada final está marcada para o dia 11. Antes de embarcar rumo ao bicampeonato mundial, o Rubro-Negro terá outra decisão pela frente, da Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, no dia 28 de janeiro.

Compartilhe com os amigos

Veja também