Conheça Rui Quinta, ‘novo e velho’ auxiliar técnico de Vítor Pereira no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Rui Quinta trabalhou com Vítor Pereira no Porto (POR), tendo passagem vitoriosa pelo clube português


Vítor Pereira ignora a reta final da Copa do Mundo do Catar, pois está planejando a temporada 2023 do Flamengo. Afinal, no clube carioca, o português contará com quatro novos integrantes na comissão técnica pessoal, se comparado com o trabalho no Corinthians. O treinador, contudo, repatriou um velho companheiro e amigo: Rui Quinta, de 62 anos. O auxiliar conhece o comandante desde os tempos de ‘sala de aula’.

Rui Quinta e Vítor Pereira se conheceram em um curso de treinadores. Ambos, inclusive, chegaram a se enfrentar em diversas ocasiões, quando eram técnicos de times mais modestos em Portugal. O atual comandante do Flamengo virou auxiliar de André Villas-Boas, em 2010, no Porto (POR). Nessa época, a amizade com Rui foi fortalecida.


Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!


Isso porque, Rui Quinta e Vítor Pereira passaram a almoçar juntos com frequência, por intermédio de um amigo em comum. Desde então, os dois se aproximaram, com Vítor convidando Rui para ser o ‘treinador-adjunto’ (auxiliar técnico) no Porto, pois André Villas-Boas havia acertado com o Chelsea (ING).

Surpreendido, Rui Quinta aceitou o convite e, a partir de então, a parceria com Vítor Pereira foi de sucesso. Juntos, os dois foram bicampeões do Campeonato Português e venceram duas vezes a Supertaça de Portugal, triunfos conquistados nas temporadas 2011-2012 e 2012-2013.

Em entrevista no dia 10 de abril, publicada pelo Tribuna Expresso, de Portugal, Rui Quinta relembrou como foi o início da parceria com Vítor Pereira: “Naquela altura, eu ia treinar o Varzim, tínhamos assumido um princípio de acordo. Mas ele ligou-me e disse: “Não vais nada para o Varzim, vai acontecer aqui uma situação… Em princípio, vou treinar o Porto e quero que venhas comigo”. E eu disse assim: “Ó, Vítor, estás a brincar comigo?” (risos) Mas depois disse-lhe: “Se me estás a ligar e a dizer que precisas de mim, então, amigo, conta comigo e só pode ser para uma coisa: é para sermos campeões e rebentarmos com tudo”“, contou o auxiliar.

Vítor Pereira e Rui Quinta não trabalham juntos há dez anos, desde os tempos de Porto. Mesmo assim, ambos continuam amigos: “O Vítor é um irmão meu. Nos juntamos no Porto por dois anos. Nesses dois anos, compartilhamos nossa vida, dia a dia. Tenho com ele uma gratidão eterna pela oportunidade, e tenho com ele uma amizade diferente, porque vivemos juntos dentro do mesmo clube, as mesmas felicidades. Isso nos ligou muito“, disse o auxiliar.

Além de Rui Quinta, Vítor Pereira contará com Luís Miguel, auxiliar técnico e cunhado do treinador, Mario Monteiro, preparador físico, Paulo Sergio Pereira Gomes e Fabio Miguel da Silva Oliveira, estes analistas táticos, na comissão técnica pessoal no Flamengo. Com exceção do próprio comandante e de Luís, os outros se apresentam no dia 26 de dezembro no Mengão.

Vítor Pereira e Luís Miguel, por outro lado, só poderão comparecer ao Centro de Treinamento a partir de 02 de janeiro. Isso porque, ambos estão vinculados ao Corinthians, tendo em vista que os contratos dos dois terminam somente no dia 31 de dezembro.

Compartilhe com os amigos

Veja também