Conmebol realiza primeiro sorteio de jogos da Libertadores 2023 nesta quarta; veja detalhes

Compartilhe com os amigos

Flamengo entra na fase de grupos e, por isso, não participará deste primeiro sorteio da Libertadores 2023


O Flamengo foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores da América em 2022. Assim, o Rubro-Negro garantiu classificação direta à fase de grupos do torneio continental da próxima temporada. Por isso, o Fla não participará do primeiro sorteio da competição internacional, que será realizado logo mais.

Na sede da Conmebol, no Paraguai, às 12h (horário de Brasília) desta quarta-feira (21), ocorrerá o sorteio dos jogos das primeiras fases da Copa Libertadores, que são eliminatórios. Neste momento, os clubes participantes serão: Nacional (Paraguai), El Nacional (Equador) e Zamora (Venezuela) no Pote 1 e Sport Huancayo (Peru), Nacional de Potosí (Bolívia) e Boston River (Uruguai) no Pote 2.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Vale lembrar que, ao todo, são três fases disputadas antes da de grupos. Após os primeiros confrontos entre os times citados, entrarão, na segunda fase, Atlético-MG, Cerro Porteño (Paraguai), Sporting Cristal (Peru), Independiente Medellín (Colômbia), Millonarios (Colômbia), Huracán (Argentina), Always Ready (Bolívia) e Fortaleza no Pote 1.

No Pote 2, farão parte: Universidad Católica (Equador), Carabobo (Venezuela), Magallanes (Chile), Curicó Unido (Chile), Deportivo Maldonado (Uruguai) e os três times classificados da primeira fase. Na terceira e última fase eliminatória, os embates serão entre os que passaram dos confrontos da segunda.

A primeira fase será disputada nas semanas dos dias 8 e 15 de fevereiro, em duelos de ida e volta, respectivamente, enquanto a segunda acontecerá nas semanas de 22 de fevereiro e 1° de março. A terceira e última será definida entre 8 e 15 de março. Depois disso, haverá novo sorteio para escolher e distribuir os grupos da Libertadores.

Embora na primeira fase não tenha times brasileiros, Atlético-MG e Fortaleza estarão no sorteio de logo mais, pois os confrontos da segunda etapa também serão conhecidos nesta quarta-feira (21). Assim, a Conmebol evita que haja outro encontro para definir os embates da sequência eliminatória do torneio continental.

O sorteio da fase de grupos, aliás, está previsto para ocorrer no dia 22 de março, cerca de uma semana depois do término da fase preliminar. A expectativa, aliás, é que o Flamengo estreie na Libertadores da América entre os dias 4 e 6 de abril de 2023.

Compartilhe com os amigos

Veja também