Veja os potes do sorteio da Libertadores 2023; Flamengo será cabeça de chave

Compartilhe com os amigos

Conmebol divulgou o ranking dos times da América do Sul na última semana


A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, na última sexta-feira (16), o ranking atualizado dos clubes do continente. Com a lista publicada, já é possível montar os potes dos clubes classificados para a próxima edição da Copa Libertadores da América. O Flamengo, terceiro colocado na classificação da entidade, está garantido no primeiro, onde ficam os cabeças de chaves.

VEJA OS POTES DA LIBERTADORES 2023

Pote 1
Flamengo
River Plate (ARG)
Palmeiras
Boca Juniors (ARG)
Nacional (URU)
Athletico-PR
Independiente Del Valle (EQU)
Olímpia (PAR)

Pote 2
Libertad (PAR)
Atlético Nacional (COL)
Internacional
Barcelona (EQU)
Racing (ARG)
Corinthians
Colo-Colo (CHI)
Fluminense

Pote 3
Bolívar (BOL)
The Strongest (BOL)
Melgar (PER)
Alianza Lima (PER)
Argentinos Jrs (ARG)
Metropolitanos (VEN)
Aucas (EQU)
Monagas (VEN)

Pote 4
Liverpool (URU)
Dep. Pereira (COL)
Ñublense (CHI)
Patronato (ARG)
Pré-Libertadores
Pré-Libertadores
Pré-Libertadores
Pré-Libertadores


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


A Conmebol ainda não definiu os direcionamentos do sorteio, que acontecerá apenas no dia 22 de março. Mas, caso siga com a mesma regra dos anos anteriores, os clubes do mesmo país não poderão cair no mesmo grupo, exceto nos casos de equipes oriundas da fase preliminar. No Brasil, Atlético-MG e Fortaleza disputarão as fases iniciais da competição.

Ou seja, na fase de grupos, o Flamengo não poderá enfrentar Corinthians, Fluminense e Internacional, que estão no pote 2. Já no 3 e no 4, todas as equipes estão aptas para caírem na chave do Mengão no principal campeonato da América do Sul. Como nos anos anteriores, serão oito, com quatro equipes em cada uma, com os dois primeiros se classificando para o mata-mata, as oitavas de final.

A Copa Libertadores da América terá 47 times na próxima edição. O Flamengo, atual campeão, só saberá o grupo e os adversários no dia 22 de março, quando a Conmebol realizará o sorteio. Nesta quarta-feira (21), no entanto, a Confederação divulgará os caminhos das equipes que irão disputar as fases preliminares. Com 28 garantidos na principal fase da competição, os 19 clubes restantes vão disputar as quatro últimas vagas do pote 4.

Para a Libertadores 2023, o Flamengo conseguiu ‘três vagas’. Primeira, por ter sido campeão do torneio em 2022. Segunda, se classificou por conquistar o título da Copa do Brasil. Já a terceira foi através do Campeonato Brasileiro, quando o Mengão terminou na quinta posição. A estreia na competição na próxima temporada está marcada para a primeira semana de abril. A grande final está agendada para o dia 11 de novembro.

Compartilhe com os amigos

Veja também