Dorival Júnior minimiza ‘efeito Jorge Jesus’ no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Dorival Júnior opinou que o Flamengo já estava perto de ser campeão quando Jesus chegou ao clube


Depois de alguns anos sem títulos nacional e internacional, o Flamengo retomou os rumos das grandes glórias em 2019, sob o comando de Jorge Jesus. Desde então, o Rubro-Negro tem conseguido troféus com frequência. Porém, ao ser questionado sobre qual legado o português deixou no clube, o último técnico do Fla, Dorival Júnior, minimizou o trabalho do Mister.

Todos os treinadores contribuem de uma maneira geral. Quando o Jorge Jesus chegou, ele pegou o Flamengo vice-campeão Brasileiro, que deixamos em 2018 (Dorival era técnico do Fla na ocasião). Isso que fez o Flamengo se classificar para a Libertadores e ser campeão com ele em 2019. A equipe do Flamengo já vinha buscando semifinais e alcançando algumas finais nos últimos anos. Só não estava ganhando, mas já estava em novo momento — disse Dorival, em participação no SporTV, nesta sexta-feira (16).

Quando o Jesus chega, foram contratados muitos jogadores com altíssimo nível, com passagem na seleção. Ele pegou uma situação estruturada. A equipe já vinha em crescimento nos últimos anos e, quando ele chega, com os jogadores que já estavam, como Diegos Alves e Ribas, Everton Ribeiro, que eram bons, somado aos reforços de Gerson, Rafinha, Filipe Luís, Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique, Rodrigo Caio… Gente, é uma seleção! Todo esse movimento já estava sendo preparado e terminou de maneira brilhante em 2019. De diferencial, Jesus retomou o espírito guerreiro do Flamengo, que segue até hoje — acrescentou o treinador.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


Dorival deixou o Flamengo em 2022, após os títulos da Copa do Brasil e Libertadores da América. O treinador tem vínculo até 31 de dezembro deste ano, mas não será renovado. O Mais Querido já tem tudo acertado com Vítor Pereira, que inicia os trabalhos no Centro de Treinamento Ninho do Urubu no dia 02 de janeiro de 2023.

Como dito por Dorival, antes de Jorge Jesus assumir, o Flamengo tinha a Copa do Brasil de 2013 como última grande conquista. Depois desse período, disputou finais de Copa Sul-Americana e o mata-mata nacional, em 2017, além de brigar pelos títulos dos Brasileirões de 2016 e 2018. No entanto, com o português, o Mais Querido retomou os caminhos das taças. Só com o Mister foram cinco: o Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Jj apesar de ser um mala, ele revolucionou o futebol no país, além de abrir as portas para técnicos estrangeiros, o q fez melhorar o nível em geral porq intercâmbio é fundamental para o aprendizado em qualquer área, mas a maioria dos técnicos brasileiros os quais não gostam de estudar acham q não, tem ciúmes dos estrangeiros.

  • Burrival e sua dor de cotovelo, o Flamengo fou ampeão da copa do Brasil e da libertadores graças ao elenco e não graças a vc que mexeu errado na final, e aí lixo Guedes que perdeu um gol feito após falha do bostnei, curta a fama de dois títulos e permaneca em sua insignificância

  • Por outro lado, é inegável que Jorge Jesus também trouxe muita coisa boa em sua chegada. Abriu portas para treinadores estrangeiros, que em geral são MAIS PREPARADOS que os brasileiros, embora também tenham demonstrado deficiências (especialmente em relação a cultura local e socialização com os jogadores brasileiros). Trouxe metodologias, estratégias, abordagens e recursos modernos para treinamentos e preparação dos times e por fim, o mais importante: estabeleceu novos conceitos em relação ao comportamento tático dos jogadores, mostrando que se forem bem orientados, podem entregar performance acima da média! Quem esperaria ver um Arrascaeta mais intenso no jogo ou um Willian Arão mais focado defensivamente?

  • Apesar dos choramingos de alguns flamenguistas “baba-ovo” do JJ, concordo plenamente com o Dorival! Desde 2016, o Flamengo já estava entregando boas performances nas competições que disputava, mesmo com todas as dificuldades e o orçamento apertado (lembro-me que a folha salarial mal passava dos 10 milhões de reais). Além de estar sempre na parte de cima da tabela, nestes tempos já não éramos mais desclassificados das fases iniciais de competições mata-mata. Inclusive, se não fossem os tropeços poderíamos ter saído campeão brasileiro em 2016 e 2018, além dos títulos da Copa Brasil e Sulamericana em 2017.

  • Dorival parece que está com dor de cotovelo! O trabalho dele foi bom ganhou dois títulos mas faltou a intensidade e a qualidade de jogo que JJ deu ao Flamengo. Não dá nem pra comparar! SRN

  • As pessoas se esquecem que o JJ fez uma revolução no nosso futebol. Até aquele momento NINGUÉM ousou jogar daquela maneira. Só víamos o “perde e retoma” somente no futebol europeu, e com alguns times. Depois disso, até aqui, no Brasil, alguns times tentaram jogar assim, mas sem sucesso, é claro…
    Pra mim, que já tenho 64, o técnico brasileiro mais revolucionário que vi trabalhar foi o Capitão Claudio Coutinho.
    O técnico brasileiro mais estrategista que vi trabalhar foi o Telê Santana.
    O JJ foi o técnico estrangeiro mais revolucionário que vi trabalhar.
    SRN

  • Dorival menos garoto,vc está na história também,mais o Jorge jesus está 2 ou 3 prateleiras acima de vc…vc com o time no mesmo patamar de 2019 não fez o time joga metade, daquele time…..fide pelas finais

Comentários não são permitidos.