Elenco de Jorge Jesus conquistou o título do torneio naquele ano com 90 pontos
Enquanto levantou os troféus da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo deixou a desejar no Campeonato Brasileiro neste ano. O quinto lugar no torneio de pontos corridos foi bem diferente da temporada de 2019, quando o elenco rubro-negro venceu a competição com quatro rodadas de antecedência. Na ocasião, o Fla bateu o recorde da história do Brasileirão sobre a média de pontos por jogo: 2,37.
O Flamengo de 2019 construiu uma campanha histórica embalada nos brilhantismos do quarteto com Gabigol, De Arrascaeta, Everton Ribeiro e Bruno Henrique. O resto do elenco também caiu nas ‘graças’ da Nação Rubro-Negra. Terminando o Brasileirão com 90 pontos, o Mais Querido bateu um recorde que não era ultrapassado desde 1971, o qual pertencia ao Internacional. A média de pontos do elenco de Jorge Jesus foi de 2,37, sendo 0,2 a mais do que o Colorado 48 anos antes.
VEJA CLASSIFICAÇÃO:
Flamengo in 2019 is the team with the highest average POINTS PER GAME in the history of the Brasileirão, since 1971.
This is the top5. pic.twitter.com/Dro2JWKjLQ
— ioannis ex datafla (@exdatafla) December 16, 2022
Na campanha pelo título em 2019, o Flamengo levou o troféu do Brasileirão com uma campanha de 25 vitórias, seis empates e somente três derrotas (até a 34ª rodada, quando foi campeão). Além disso, o clube teve os dois principais artilheiros do torneio nacional de pontos corridos: Gabigol e Bruno Henrique, que terminaram com 22 e 18 gols, respectivamente.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Após os títulos deste ano, o Flamengo garantiu vaga em mais três competições para 2023 e terá agenda cheia com pouco tempo de preparação para o próximo ano. São, ao todo, sete torneios a serem disputados: Campeonato Carioca, Brasileirão, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Mundial de Clubes, Libertadores da América e Copa do Brasil.
Com um novo técnico no comando, anunciado pelo próprio Flamengo na terça-feira (13), o português Vítor Pereira deve aparecer no Centro de Treinamento Ninho do Urubu apenas no início do próximo ano. Assim, a reapresentação da equipe rubro-negra, que estava prevista para o dia 26 de dezembro, pode ser adiada para 02 de janeiro de 2023, contando, assim, com o novo técnico.
O calendário, dessa forma, será apertado para preparação do elenco do Flamengo com Vítor Pereira. Isso porque, o Carioca tem previsão para iniciar no dia 14 ou 15 de janeiro, além da Supercopa, marcada para 28 do mesmo mês, e o Mundial de Clubes, que foi confirmado nesta sexta-feira (16) e acontece entre os dias 01 e 11 de fevereiro.