Há 41 anos: 5 curiosidades sobre o Mundial do Flamengo em 1981

Compartilhe com os amigos

Após título da Libertadores, Flamengo disputará o torneio intercontinental no próximo ano


O Flamengo terminou a temporada sendo campeão da Libertadores e Copa do Brasil. Com o título continental, o Rubro-Negro assegurou vaga na disputa do Mundial de Clubes, a ser realizado no primeiro trimestre de 2023. No dia 13 de dezembro, há 41 anos, o Mais Querido vencia o Liverpool (ING) por 3 a 0 e se tornava o melhor time do mundo. O torneio intercontinental veio para a Gávea, e contou com particularidades que poderiam, inclusive, impedir o elenco do Fla de entrar em campo.

VEJA CURIOSIDADES:

Por pouco Júnior não entra em campo

O lateral esquerdo do time histórico de 1981 sofria com uma tendinite pesada no joelho, e a área estava bem inchada na noite anterior à decisão. A salvação para que Júnior pudesse atuar na final foi uma acupuntura, que aliviou as dores do ex-jogador. ‘Maestro’, inclusive, relembrou os métodos utilizados pelo profissional: “Ele enfiou uma agulha enorme no meu joelho. Depois falou que ia dar para jogar, mas que teria que parar depois”.

Vidente? Nunes previu o que aconteceria na final

Em 1981, o histórico Galvão Bueno tinha apenas 31 anos, e ainda era repórter de campo, antes de assumir a posição de narrador. O jornalista estava em Tóquio para a decisão e, ao questionar Nunes, o centroavante revelou que iria balançar as redes. Um dos grandes ídolos do Flamengo, o ex-jogador relembrou o momento: “Eu disse para ele que ia fazer dois gols! Foi nessa entrevista que ele cunhou o apelido Artilheiro das Decisões”.

Casamento na segunda-feira? Tudo pela decisão!

A viagem para o Japão causou ao casamento entre Adílio e Rosimeri, esposa do ex-jogador, uma situação incomum. O casal teve que realizar a cerimônia em uma segunda-feira, já que o elenco teria que realizar voo para Los Angeles antes de viajar para o país asiático, devido à adaptação ao fuso horário. Sem tempo para casar no final de semana, o craque do Flamengo prometeu que a lua de mel seria no Havaí, após a conquista do título. E cumpriu a promessa.


Clique aqui e ganhe R$50 de bônus para jogar no galera.bet


Brincadeiras do elenco com os novatos

Em clima agradável entre os integrantes do Flamengo, alguns jogadores gostavam de ‘pregar peças’ nos atletas mais novos. O atacante Peu que, na época, era um jovem alagoano sem experiência com as modernidades das cidades grandes, caiu nas brincadeiras de Júnior e Zico.

O ‘Maestro’ convenceu o garoto de que, para entrar no Japão, teria que tirar o bigode, pois no passaporte o atleta não tinha o detalhe no rosto. Além disso, Zico convenceu Peu de que era preciso pagar o serviço de bordo, além do fato da luz de leitura acender apenas com o ‘poder da mente’.

Possível final de 2022 poderia ter acontecido em 1981

Com a vaga garantida para o Mundial, Flamengo pode encarar o Real Madrid (ESP) em uma possível final do torneio. Vale lembrar que, em 1981, a decisão do Campeonato Europeu, da qual Liverpool consagrou-se campeão, foi justamente contra a equipe espanhola. Contudo, os ingleses venceram a disputa com placar mínimo de 1 a 0, mas sofreram nas mãos de Zico e companhia, no Japão.

Após vencer pela terceira vez a Libertadores da América contra o Athletico-PR por 1 a 0, o Mais Querido tem outra oportunidade de ir em busca do bicampeonato do Mundial de Clubes em 2023. Em dezembro de 2019, o Flamengo também disputou a final do torneio contra o Liverpool, mas perdeu na prorrogação com gol de Firmino. No próximo ano, há a possibilidade de encarar o Real Madrid (ESP), de Vinicius Júnior. O Cria do Ninho, inclusive, marcou o gol do título da Champions League, também contra os ‘Reds’.

Compartilhe com os amigos

Veja também