Mundial 2025 | Flamengo está garantido no novo torneio da FIFA? Veja o que sabemos

Compartilhe com os amigos

Novo Mundial de Clubes ocorrerá de quatro em quatro anos, com 32 equipes


Por: Pedro Paulo Catonho

A FIFA divulgou na última semana que, a partir de 2025, o Mundial de Clubes será disputado de quatro em quatro anos, com 32 equipes. O Flamengo, como campeão da Copa Libertadores 2022, tem vaga garantida no torneio? A entidade máxima do futebol do planeta ainda não divulgou os critérios de classificação. Mas, se for seguida a lógica do passado recente, o Mengão, sim, já está confirmado na competição.

Quando o Flamengo ganhou a Copa Libertadores da América em 2019, a FIFA confirmou que o Mengão estava garantido no ‘super’ Mundial de 2021, que teria 24 times, e seria disputado na China. Porém, por conta da pandemia que estourou no planeta, o novo formato nunca saiu do papel. Na época, a América do Sul teria seis vagas. Agora, com a edição de 2025, de 32 clubes, a expectativa é que a Conmebol tenha oito representantes. Assim sendo, o Rubro-Negro tem a classificação assegurada.


Clique aqui e ganhe R$50 de bônus para jogar no galera.bet


Os critérios de qualificação para o novo Mundial ainda não foram definidos pela FIFA, mas os últimos quatro campeões da Libertadores antes de 2025 devem ter as vagas asseguradas. Os outros classificados ainda são uma incógnita: podem ser os respectivos vice-campeões da América ou até um novo torneio eliminatório pode ser criado, este com menos possibilidade de acontecer, por conta da falta de datas no calendário.

Para o Mundial de 2021, que não saiu do papel, a Conmebol gostaria de dar vagas também para os vencedores da Copa Sul-Americana, com o objetivo de trazer mais valor para o torneio. A UEFA pensou o mesmo com a Liga Europa, secundária em relação à Champions League. Porém, a FIFA rechaçou a ideia, pois defende que o intercontinental deve ter as melhores equipes de cada região.

Enquanto a torcida do Flamengo aguarda pelas novidades em relação ao Mundial de 2025, o Rubro-Negro só pensa na disputa confirmada em fevereiro de 2023. O Mengão viaja para o Marrocos no início da próxima temporada para buscar o bicampeonato. Já estão garantidos, além do Mais Querido, o Real Madrid (ESP), Wydad Casablanca (MAR), Seattle Sounders (EUA) e Auckland City (NZL). O atual formato terá sete times, e a FIFA vai definir quais serão os últimos dois qualificados.

Compartilhe com os amigos

Veja também