Vinicius Júnior foi chamado de “macaco” novamente na sexta-feira (30)
Com Vinicius Júnior em campo, o Real Madrid (ESP) venceu o Valladolid na sexta-feira (30), pelo Campeonato Espanhol, por 2 a 0. O Cria do Flamengo não fez gol no duelo, mas foi notícia por um problema recorrente na competição: racismo. Ao ser substituído, o Garoto do Ninho foi chamado de “macaco” pela torcida no Estádio José Zorrilla, casa do time derrotado.
Depois da partida, o atacante reclamou que a liga local não faz nada para combater o problema, já que Vinicius Júnior foi vítima de racismo em outras oportunidades durante as partidas do campeonato. O presidente de LaLiga, Javier Tebas, não gostou da declaração do brasileiro e rebateu.
“A LaLiga combate o racismo há anos. Vini Jr, é injusto e não é verdade publicar que a LaLiga não faz nada contra o racismo. Se informe melhor. Estamos à sua disposição para que todos juntos possamos caminhar na mesma direção”, disse Javier Tebas, em nota publicada no Twitter.
A @laliga
combate o RACISMO há anos.@vinijr é injusto e não é verdade publicar que
“@laliga não faz nada contra o racismo”, se informe melhor. Estamos à sua disposição para que TODOS JUNTOS, possamos caminhar na mesma direção.? https://t.co/60US2GxMbJ
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) December 31, 2022
“LaLiga continuará a liderar a luta contra o flagelo que é a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no esporte, não só com palavras, mas também com ações, como demonstram as ações que têm sido expostas“, disse trecho da nota compartilhada por Tebas.
A publicação rebate post de Vinicius Júnior. Neste sábado (31), o atacante revelado pelo Flamengo escreveu nas redes sociais lamentando a falta de atitudes da entidade responsável pelo Campeonato Espanhol. Em setembro deste ano, o atacante também foi chamado de “macaco” pela torcida do Atlético de Madrid (ESP).
“Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a LaLiga segue sem fazer nada… Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é minha“, publicou Vinicius, após o duelo com o Valladolid.
Além dos problemas nos estádios, Vinicius Júnior também sofreu com a imprensa local. Em debate no mês de setembro, na época da polêmica contra o Atlético de Madrid (ESP), um comentarista do programa esportivo de televisão ‘El Chiringuito’ disse para o atacante parar de fazer “macaquice” nas comemorações após os gols, em referência às celebrações com danças.